Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), as exportações de África terão o maior crescimento entre as regiões em 2024, com um aumento de 5,3%. Esse crescimento é resultado de projecções que indicam um aumento do volume do comércio mundial de mercadorias de 2,6% no mesmo período. No entanto, a OMC ressalta que esse crescimento parte de uma base baixa, devido à queda das exportações do continente após a pandemia da COVID-19. O crescimento esperado é ligeiramente inferior a 5,3%, também a partir de uma base reduzida após a queda acentuada das exportações da região na sequência da guerra na Ucrânia.
A América do Norte, o Médio Oriente e a Ásia deverão registar um crescimento moderado das exportações, enquanto a América do Sul deverá crescer mais lentamente. A OMC prevê que as exportações europeias fiquem atrás das de outras regiões, com um crescimento de apenas 1,7%.
Além disso, o forte crescimento do volume de importações na Ásia e em África deverá impulsionar a procura global de bens comercializados este ano. No entanto, espera-se que todas as outras regiões registem um crescimento das importações abaixo da média.
Por fim, as exportações de mercadorias dos países menos desenvolvidos (PMA) deverão crescer 2,7% em 2024, abaixo dos 4,1% em 2023, antes do crescimento acelerar para 4,2% em 2025. As importações dos PMA deverão crescer 6,0% este ano e 6,8% no próximo ano após uma contracção de 3,5% em 2023.