Sábado, Abril 27, 2024
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Banca em análise: Escolha a instituição ideal para o sucesso do seu negócio em 2024

Com a crescente transformação do sector financeiro, Moçambique está testemunhar uma nova era que visa ampliar o acesso aos serviços financeiros, especialmente no suporte ao sector empresarial. A seguir, apresentamos uma análise detalhada de dezassete (17) principais bancos no país, destacando seu papel crucial no apoio ao empresariado local.

Ao considerar com qual instituição financeira trabalhar em 2024, é crucial avaliar as necessidades específicas do seu negócio. Cada banco listado oferece vantagens distintas, desde suporte personalizado para pequenas empresas até soluções abrangentes para as grandes empresas. Mantenha-se actualizado com as inovações e oportunidades que essas instituições oferecem para garantir o crescimento sustentável do seu negócio nesta nova era financeira.

Lista dos bancos

Absa Bank Acess BankBCI Banco BigBanco MaisBNIEcobank First Capital BankFNBLetshegoMillennium BimMoza BancoNedBankSociété Générale MoçambiqueSocremo MicroBanco, S.A- StandardBankUBA.

Absa Bank

O Absa Bank Moçambique é parte do Absa Group Limited, um grupo Africano de serviços financeiros com a ambição de ser o orgulho do continente. O Absa Group Limited está cotado na Bolsa de Valores de Johannesburg na África do Sul e é um dos maiores e mais diversificados grupos financeiros em África com presença em 12 países no continente e com cerca de 42 000 colaboradores.

Posicionamento

Empenhado em encontrar soluções locais e tudo quanto desenvolve tem enfoque na adição de valor. Está em posição de oferecer aos Clientes uma variedade de soluções de retalho, de negócio, corporativas e de investimento, e soluções de gestão de patrimóniobem como, assegurar um impacto positivo em todos os países onde opera.

Contactos:

Rede móvel: 1223

Internacional: +258 21 344 400

Email: linhacliente@absa.africa

Acess Bank

O Access Bank Mozambique SA. é uma subsidiária do Access Bank Plc, classificado entre os 20 primeiros bancos da África por activos e capital.

A posição de liderança do Access Bank Plc foi recentemente validada por uma actualização das suas classificações de risco por agências internacionais e nacionais de renome: S&P (ngA- a ngA); Classificações da Fitch (B- a B); e Augusto & Co (BBB para A-), que é atribuível pela sua melhorada posição no mercado, forte capitalização, forte perfil de liquidez e maior rede de distribuição.

Como parte da sua estratégia de crescimento contínuo, o Access Bank está focado na integração de práticas comerciais sustentáveis ​​em suas operações.

O Access Bank foi premiado por organizações nacionais e globais de renome pela sua actividade em todo o continente africano. Abaixo destacamos as premiações mais recentes:

  1. 2019 – World Finance Award – “Melhor Banco Digital da Nigéria”
  2. 2019 – World Finance – “Melhor aplicativo móvel na Nigéria”
  3. 2019 – Karlsruhe Sustainable Finance Awards – “Realização excepcional de sustentabilidade dos negócios”
  4. 2018 – Euromoney Private Banking – “Melhores Capacidades de Banca Comercial”
  5. 2018 – Euromoney – “Melhor Banco da África para Responsabilidade Social”
  6.  2018 – Central Bank of Nigeria – “Banco Sustentável do Ano”

Contactos

Access Bank Mozambique
Maputo Business Tower
Rua dos Desportistas no. 480, 17 / 18º
T: 20 600 800
E: customerexperienceunit.moz@accessbankplc.com
E: contactcenter.moz@accessbankplc.com
W: mozambique.accessbankplc.com


HORÁRIO
Segunda a Sexta – 08:00 – 15:00
Sábados, Domingos e Feriados – Fechado     

Banco Comercial e de Investimentos (BCI)

A identidade do BCI

A identidade do BCI é marcada pela cultura financeira e empresarial dos Grupos Caixa Geral de Depósitos e Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a capacidade de antecipação e inovação, a rigorosa administração de riscos e a criação segura de valor.

Posicionamento

Proximidade – Estar cada vez mais próximos dos nossos Clientes e potenciais Clientes, através de uma rede de pontos de venda capilar nos principais centros urbanos e presente nas zonas rurais;

Acessibilidade – Disponibilizar permanentemente canais de acesso simples e fáceis de utilizar, permitindo a cada Cliente escolher o mais adequado a si, em cada momento;

Qualidade – Oferecer um nível de serviço adequado a cada Segmento, promovendo, aferindo e melhorando a satisfação dos Clientes;

Contactos

Centro Integrado Sede

Tel:21353700

Fax: 21309831

E-mail: DGE-CC139@BCI.CO.MZ

Aberto das 08:00 as 15:30

Av. 25 de Setembro, nº 254 – Praça Roberto Mugabe

Banco de Investimento Global (BiG)

Banco de Investimento Global (BIG) Moçambique, S.A. é um banco especializado em poupança e investimento, com licença para operar em todas as áreas abertas ao sector bancário em Moçambique.

O BiG apresenta um modelo de negócio transparente e inovador, focado em soluções de poupança e investimento, bem como em serviços de assessoria direccionados a Empresas, Clientes Institucionais e Clientes Particulares de perfil afluente.

O modelo de negócio do Banco é orientado para serviços de aconselhamento personalizado, e a sua política interna privilegia os seguintes pontos:

  • Independência sobre o mercado de financiamento interbancário;
  • Reduzida alavancagem financeira;
  • Baixa exposição ao risco de liquidez;
  • Níveis excepcionais de solvabilidade.

Posicionamento

Desde o início da sua actividade, o BiG Moçambique tem sido um importante dinamizador do mercado de capitais, sendo já um dos principais operadores na Bolsa de Valores de Moçambique e um dos principais colocadores de títulos de dívida soberana junto de investidores locais e internacionais.

Em Corporate Finance, uma das principais áreas de actuação do Banco, o BiG esteve envolvido na maioria dos projectos de assessoria que ocorreram no país, envolvendo empresas privadas, investidores internacionais, bem como empresas públicas.

Capital

O BiG detém um capital social de MZN 1.700.000.000, composto por 1.700.000 acções ordinárias com valor nominal de MZN 1.000 cada.

Prémios

4x Melhor Banco de Investimento em Moçambique

Prémio atribuído em 2020, 2021, 2022 e 2023 pela Global Banking and Finance Review

Contactos

Agência – Sede

+258 84 094 80 00

geral@bancobig.co.mz

Banco BiG, nº 733, R. dos Desportistas, Maputo

BANCO MAIS, SA

MAIS, SA é um micro banco comercial vocacionado para apoiar o desenvolvimento do tecido empresarial moçambicano, que presta serviços de elevada qualidade com uma oferta global de soluções financeiras para particulares e empresas, através da sua rede de Unidades de Negócios presentes em Maputo, Boane, Xai-Xai, Chimoio e Tete.

Posicionamento

O Banco Mais tem centrado a sua actuação ao longo dos últimos anos na orientação para o cliente. Esta estratégia apoiada nas mais recentes tendências do mercado permite o aperfeiçoamento do conhecimento das necessidades dos clientes, e consequentemente uma adequação dos produtos e serviços a essas mesmas necessidades

Estrutura Accionista

Entre os seus accionistas de referência encontram-se a BISON Capital Financial Holding, Geocapital – Gestão de Participações e a Africinvest Financial Sector. Entidades com um forte conhecimento e experiência na gestão de instituições financeiras, com investimentos em várias participações espalhadas pelo mundo.

Contacto Geral – Sede

T +258 21 24 56 00

Av. Julius Nyerere n.º 2385,

Endereço eletrónico: info@mais.co.mz

Cidade de Maputo

Banco Nacional de Investimentos (BNI)

O BNI é um banco vocacionado no financiamento de projetos apostados na inovação e que contribuem para o processo de desenvolvimento sustentável de Moçambique e dinamização dos sectores empresariais.

Posicionamento

O BNI disponibiliza uma série de serviços de assessoria e aconselhamento típicos de banca de investimento, gestão de fundos e de acesso ao mercado de capitais que proporcionam aos seus clientes uma oferta alargada e singular em Moçambique.

Como banco de desenvolvimento, o papel do BNI é o de apoiar e fortalecer o tecido empresarial nacional para assegurar uma participação económica inclusiva em todas as áreas que impactem o desenvolvimento do nosso país.

Áreas de Negócio 

  • Banca de Investimento
  • Banca de Desenvolvimento
  • FAE
  • Moçambique GNV
  • FAE Emergência

Fontes e Recursos do BNI

  • Capitais próprios;
  • Linhas de crédito e/ou fundo de desenvolvimento do governo e parceiros nacionais e estrangeiros;
  • Empréstimos obrigacionistas, internos e externos;
  • Empréstimos de outras instituições financeiras domésticas e internacionais;
  • Depósitos e operações dos mutuários do banco.

Contactos

Av. Julius Nyerere, 3504 Bloco A2

4668 Maputo, Moçambique

Tel.: +258 21 498 581

Fax: +258 21 498 595

info@bni.co.mz

Ecobank Moçambique

Ecobank Moçambique é uma empresa dedicada à Inovação e Desenvolvimento, com a missão de garantir que os melhores comércios e serviços do país são encontrados.

O Ecobank Moçambique é supervisionado e regulado pelo Banco Central de Moçambique. Possui 4 agências localizadas nas maiores cidades de Moçambique, sendo duas na região sul, uma na região central e outra na região norte.

Com um total de 118 funcionários, dos quais 71 são efectivos, 28 estagiários e os outros 19 são prestadores de serviços.

Posicionamento

Transformar o conhecimento e a presença pan-africana em oportunidades de negócio e desempenho de investimentos, ajudando a transformar as economias africanas e a vida dos povos do continente, através de negócios de referências e da criação de riqueza a longo prazo.

Contactos

+258 21 341 300

+258 828 415 945

assist@ecobank.com

N° 210, Av. Vladimir Lenine, Maputo

First Capital Bank

O First Capital Bank SA iniciou as operações em Moçambique em Julho de 2013 (como Capital Bank SA), quando assumiu as operações do International Commercial Bank. O Capital Bank SA é propriedade conjunta da FMBcapital Holdings plc e de outros acionistas internacionais. A FMBcapital Holdings tem uma forte presença regional com operações bancárias no Botswana, Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabué.

Com uma abordagem flexível e inovadora focada no cliente, oferecemos uma gama completa de serviços bancários transfronteiriços e tradicionais a clientes bancários de retalho e empresariais.

Posicionamento

O First Capital Bank subscreve um código rigoroso de governança corporativa administrado por uma estrutura de governança forte e robusta.

No First Capital Bank, a prioridade é atender às necessidades dos clientes e oferecer-lhes uma experiência bancária de classe mundial.

Inovação

O Grupo aproveita as suas parcerias e tecnologia para introduzir uma gama de produtos e serviços concebidos para tornar o sistema bancário mais conveniente, acessível e inclusivo.

O First Capital Bank subscreve um código rigoroso de governança corporativa administrado por uma estrutura de governança forte e robusta.

Contactos

+ 258 21 320 760 / +258 213 207 61

Email: suporte.ao.cliente@firstcapitalbank.co.mz

Av.25 de Setembro, Aterro do Maxaquene, Edifício Maryah, 7º Andar, Maputo Mozambique

FNB

O FNB Moçambique S.A, subsidiária do FirstRand Group, iniciou as suas actividades em Moçambique em 2007 com a aquisição do Banco de Desenvolvimento e Comércio (BDC).

Com enfoque na prestação de serviços financeiros ao sector empresarial moçambicano, o FNB é um Banco Corporativo e de Investimento que também opera ao nível da banca comercial e de retalho, com soluções de Leasing e Financiamento de Activos, Soluções Transaccionais e Comerciais, Seguros de Curto Prazo e Memorandos de Entendimento.

Opera através de uma rede de 15 balcões distribuidos por 8 províncias do país, mais de 40 ATMs FNB, cerca de 1170 ATM SIMO incluindo várias ADTs e POS. Os serviços são complementados por várias funcionalidades de pagamentos electrónicos: Online Banking, serviço de recolha de numerário, integração Host to Host nos sistemas financeiros dos clientes Corporativos, validação de referências de pagamentos reconciliados, pagamentos por telemóvel e pagamentos em ATM.

Posicionamento

Orienta-se por uma forte cultura centrada no Cliente e um sistema bancário independente que nos ajuda a adaptar os produtos e soluções às necessidades dos Clientes e a torná-los acessíveis a todos.

Potencialidades

Cria e fornece soluções inovadoras de consultoria, financiamento, negociação, banca de corporativa e de investimentos para os clientes em África e nas principais jurisdições do Reino Unido, China, Médio Oriente e Índia.

O FNB destaca-se por ser um banco inovador que transforma desafios em oportunidades.

Contactos

Linha gratis: 9448

Linha fixa: 21 355 999

Email: call.center@fnb.co.mz

Letshego

A Letshego Moçambique foi aberta em 2011 como uma subsidiária da Letshego Holdings Limited (LHL), um grupo pan-africano de serviços financeiros com sede em Gaborone, Botswana. É um banco de microfinanças licenciado, com contas à ordem, poupança e depósitos fixos disponíveis para os clientes.

Hoje apoia mais de 67.000 clientes mutuários e mais de 3.000 poupadores em todas as províncias de Moçambique e pesquisas de mercado indicaram que mais de 70% dos clientes Letshego entrevistados relatam usar o seu crédito para fins produtivos (habitação, educação, seguros ou desenvolvimento de negócios). 

Posicionamento

A Letshego tem desenvolvido soluções mais amplas nos sectores de agronegócio, educação, saúde, habitação e micro e pequenas empresas da economia, por meio de plataformas de entrega que incluem sistemas de cartões, redes bancárias de agências e intervenções móveis para melhor atender esses clientes .

Estratégias

  • Diversificação de Produtos
  • Digitalização
  • Rebalanceamento geográfico
  • Agilidade Empresarial e Cultura corporativa
  • Valor Sustentável para o Acionista

Contactos

Tel: 21 226 000

www.letshego.com

mocambique@letshego.com.

Sede: 6º andar, entrada Nr15, Av Albert Lithuli, Maputo

Millennium Bim

O BIM – Banco Internacional de Moçambique. S.A. (Millennium bim) afirmou-se como um banco líder nacional, com vocação natural para a inovação, a qualidade de serviço e as vantagens de escala, proporcionando uma sólida plataforma de negócio. Por um lado, o Grupo assume-se como uma identidade supernacional e globalizada e ambiciona o reconhecimeno internacional pela excelência na distribuição de produtos e servição.

Posicionamento

Com mais de um milhão de Clientes e líder de mercado tanto nos Activos Totais, como no Crédito e nos Depósitos de Clientes, o Millennium bim desde sempre se posicionou como um Banco inovador na capacidade de satisfazer as necessidades dos seus Clientes, marcando em diversos períodos o ritmo de desenvolvimento do sector bancário em Moçambique.

Estratégia

  • Contribuição empenhada para o relançamento da bancarização da economia moçambicana;
  • Manutenção de elevados níveis de satisfação, fidelização e envolvimento com os Clientes;
  • Expansão da base de Clientes e dos patrimónios sob gestão nas áreas de negócio tradicionais;
  • Consolidação da liderança tecnológica sectorial e regional;
  • Melhoria sustentada dos níveis de rendibilidade e de solidez financeira;
  • Valorização, motivação e compensação dos Colaboradores;
  • Maximização de valor para os Accionistas.

Contactos

Tel: 21 350 035

Email: cac@millenniumbim.co.mz 

Sede: Rua dos Desportistasnº 873 – 879/9

MAPUTO – MOÇAMBIQUE

Moza Banco

O Moza abre as portas pela primeira vez em Junho de 2008 e, inicialmente virado para a Banca Corporativa “Banco Corporate e Private”, rapidamente conquistamos um lugar de prestígio no sector financeiro nacional trabalhando com as maiores empresas do nosso país.

Detém actualmente a 3ª maior rede de distribuição composta por cerca de 64 Agências espalhadas por todo o país: de Maputo ao Rovuma, do Índico ao Zumbo, e pretendemos continuar a crescer, com solidez e sustentabilidade, com o objectivo de disponibilizar serviços financeiros a um mercado de Clientes cada vez mais alargado.

Posicionamento

Hoje, o Moza banco tornou-se uma instituição financeira relevante no sistema financeiro nacional, um Banco sólido e com todas as condições para continuar a desenvolver a sua actividade comercial, actuando como um verdadeiro catalisador do desenvolvimento económico, produtivo e social de Moçambique.

Contactos

Website: www.mozabanco.co.mz

E-mail: dcq@mozabanco.co.mz

LinkedIn: ver perfil

Twitter: @BancoMoza

Rua dos Desportistas, Edifício JAT 5.3

Maputo, Moçambique

Tel.: +258 21 342 000

NedBank

O Nedbank Moçambique é uma subsidiária moçambicana do Grupo sul-africano Nedbank que conta com uma participação maioritária de 87,5% de capital.

Inicialmente denominado como Banco Único foi inaugurado em 2011, sendo na altura a mais recente entrada no Mercado, mas rapidamente evoluiu da 18ª posição, para se tornar no 6º maior banco do país em apenas 18 meses. Inequivocamente classificado como um dos maiores Bancos em Moçambique é hoje, o Banco moçambicano mais premiado internacionalmente, contando no seu portfólio perto de 50 distinções internacionais.

Posicionamento

Ambiciona tornar-se um Banco líder do sector e vir a contar com uma rede comercial que cubra as 10 províncias do país, estando actualmente presente nas 8 cidades economicamente mais movimentadas do país.

Contactos

Tel: +258 21 488400

Website http://www.nedbank.co.mz/

Av. Julius Nyerere, nº 590 – Maputo

PO Box 3698 – Maputo – Mozambique

Société Générale Moçambique

Presente em Moçambique desde 2015, o Banco Société Générale Moçambique, é membro do Grupo Société Générale, um dos maiores líderes no Sector Financeiro europeu, com notação de Risco A (S&P) e um dos 3 maiores grupos internacionais presentes em África.

Com Moçambique, o grupo detém 19 subsidiárias e foi premiado, em 2018, pela Euromoney Awards, como o Melhor Banco de África. O forte conhecimento e experiência, adquiridos ao longo destes mais de 100 anos em África, permite-nos servir distintos segmentos da economia, nomeadamente o sector Corporativo, Pequenas e Médias Empresas e Particulares.

Posicionamento

O modelo de banca comercial, desenvolvido pelo Banco Société Générale Moçambique, assenta num relacionamento de excelência com os Clientes; na especialização dos gestores; na eficiência e eficácia na banca transaccional do dia-a-dia; e na rápida execução e competitividade no comércio internacional.

Contactos

Telefone: +25821 481 900

E-mail: sgmz.contact-mz@socgen.com

Edifício-Sede, Maputo

Av. Julius Nyerere, nº 140, 4º Andar

Socremo MicroBanco, S.A

Em 26 de Maio de 1998, o Socremo estabeleceu-se em Maputo com a designação de Sociedade de Créditos de Moçambique.

Actualmente, o Socremo conta com uma rede de 14 balcões distribuídos pelas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, Tete e Nampula, e num futuro breve pretende estender as suas operações para mais regiões da região norte do país.

Posicionamento

Fornecer soluções financeiras inovadoras e sustentáveis para as micro, pequenas
e médias empresas (MPME’s), cadeias de valor e famílias.

Especialidades

Crédito SoCasa, Crédito ao Consumo, Crédito Banquinha, Crédito Micro, Crédito PME, Crédito Automóvel, Conta Super Poupança, Conta Vitamina, Conta Contigo Junior, and Depósito a Prazo Fixo.

Contactos

info@socremo.com

Serviços Centrais: 21499543

Linha do Cliente: 848080

Website: http://www.socremo.com

Av. 24 de Julho N. 426, Maputo – Moçambique, Maputo, MZ

Standard Bank

Standard Bank Moçambique, com um vasto historial, já desenvolve actividades em Moçambique desde 1894. Fazemos parte do Grupo Standard Bank, o maior banco africano em termos de activos, resultados e capitalização de mercado.

Com 123 anos existência, tem uma vasta rede de agências espalhadas pelo País e oferece uma gama de serviços financeiros, que vão desde a banca de retalho à banca de empresas, passando pelo financiamento de grandes projectos, operações de tesouraria, financiamento do comércio internacional e banca comercial.

Posicionamento

Aspira edificar uma organização líder de serviços financeiros no Continente Africano, utilizando a totalidade das nossas vantagens competitivas.

O foco está centrado na entrega de valor superior e sustentável aos acionistas, servindo as necessidades do clientes através de operações de elevado rigor, no terreno, em países africanos.

“Só seremos bem sucedidos se formos capazes de atrair, manter e desenvolver equipas de pessoas com paixão pela nossa estratégia, independentemente do local onde se encontram.”

Contactos

http://www.standardbank.co.mz

linhadocliente@standardbank.co.mz

800 412 412 (Linha do Cliente Grátis)

+258 21 355700 (Linha do Cliente)

94000 (Centro de Negócios)

UBA

O Banco Global Africano (United Bank for Africa) é uma das principais instituições financeiras de África que oferece serviços bancários a mais de 7 milhões de clientes em 750 agências em 19 países africanos. Com presença em Nova Iorque, Londres e Paris, a UBA está a ligar pessoas e empresas em toda a África através da banca de retalho e empresarial, pagamentos transfronteiriços inovadores, financiamento comercial e banca de investimento.

Posicionamento

O Banco UBA esta em constante busca de novas maneiras de tornar o sistema bancário mais simples, inteligente e melhor.

O UBA Online Banking Service oferece acesso restrito e seguro a sua conta, a qualquer hora, em qualquer lugar, do seu computador, tablet, smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel.

Potencialidades

Melhor Banco Digital, Financiamento, Comércio Online, Transferências Internacionais, Empreendedorismo, Soluções Corporativas, PMEs, Inovação e Tecnologia.

Contactos

+258800300555

http://www.ubamozambique.com

Av, Zedequias Manganhela, 267, Edifício JAT 4, 7º Andar

Maputo, Maputo 1100, MZ

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