Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_img

HCB busca parceria para reactivar projecto “Central Norte” e expandir a capacidade energética

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), principal produtora de energia em Moçambique, está em busca de uma parceria para reactivar o projecto “Central Norte”, uma nova central planeada para a margem esquerda da barragem. Essa iniciativa pretende diversificar e expandir os negócios de energia da empresa.

De acordo com o jornal Notícias, a retomada do projecto sinaliza uma projecção de crescimento e já está em curso um processo de contratação de um consultor para apoiar a implementação da iniciativa. Estudos anteriores indicaram que a Central Norte possui características de alto nível para a produção de energia.

“A infra-estrutura projectada terá até três grupos de produção de 415 Megawatts (MW) cada, com um número equivalente de entradas de água, dois canais de restituição e descargas de fundo capazes de descarregar pelo menos 2.200 metros cúbicos por segundo”, destacou a HCB.

A empresa reforçou que seus projectos de diversificação e expansão estão alinhados com a estratégia do Governo de posicionar Moçambique como um centro de produção de energia limpa, confiável e de baixo custo na região da África Austral.

“Temos realizado reflexões estratégicas para reactivar o projecto e aumentar a capacidade instalada dos actuais 2.075 MW para cerca de 4.000 MW (incluindo 400 MW de energia fotovoltaica) até 2032, transformando Moçambique em um polo energético regional”, acrescentou a HCB.

Localizada na província de Tete, com sede na vila do Songo, a HCB é uma sociedade anónima de capital maioritariamente público que opera sob concessão. Seu objectivo é produzir, transportar e comercializar electricidade de forma eficiente e sustentável, maximizando os benefícios para os accionistas e gerando riqueza para o país.

Entrevistas Relacionadas

Gás Veicular: Aposta sustentável com conversões a preços reduzidos

A AutoGás, pioneira na distribuição e comercialização de gás...

Como a Energia Solar pode redefinir custos domésticos em Moçambique

Em tempos de busca por soluções energéticas sustentáveis, um...

9ª Cimeira e Exposição Anual de Gás e Energia: Inovar o sistema energético através da capacitação técnica

De acordo com um relatório recente da McKinsey, prevê-se...

ARENE lança plataforma digital para modernizar a fiscalização no sector de energia em Moçambique

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) deu um passo...