Moçambique colocou na última semana mais 2.564 milhões de meticais numa emissão bolsista interna de Obrigações do Tesouro com maturidade de cinco anos, indicam dados oficiais.
De acordo com informação da Bolsa de Valores de Moçambique, a operação foi concluída em 23 de Outubro e as propostas apresentadas pelos Operadores Especializados em Obrigações do Tesouro indicam que a emissão teve uma procura de 68,03%.
Esta emissão de obrigações do tesouro, a 12.ª série de 2024, de subscrição direta dos Operadores Especializados, autorizava a colocação de até 3.916 milhões de meticais, valor que não foi atingido, contrariamente à anterior.
A operação fechou com uma taxa de juro nominal fixa de 14,50% durante os primeiros quatro pagamentos semestrais de juros e variável nos seis últimos.
Na 11.ª série destas emissões, concretizada em 07 de outubro, foram colocados 5.727 milhões de meticais numa emissão bolsista interna de Obrigações do Tesouro com maturidade de cinco anos.
O Banco de Moçambique reconheceu este mês uma pressão elevada provocada pelo endividamento interno do Estado, que já tinha crescido 90,3 mil milhões de meticais em 2024.