google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

ADIN anuncia 6M$ para projectos de desenvolvimento

A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) acaba de alocar mais fundos para a materialização de projectos de desenvolvimento social e económico nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

Trata-se de um montante global de seis milhões de dólares, que será canalizado à ActionAid Moçambique, Associação de Apoio e Assistência Jurídica às Comunidades, Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil, Associação Kuendeleya, Fundação Nunisa e Conselho Cristão de Moçambique.

Falando ontem, terça-feira (11), em Maputo, durante a assinatura dos contratos de financiamento, o presidente da Comissão Executiva da ADIN, Jacinto Loureiro, explicou que cada organização vai receber um milhão de dólares a título de donativo para realizar projectos de geração de emprego, ocupação juvenil, infra-estruturas sociais e meios de subsistência para a população do Norte do País.

“Este projecto, iniciado em 2023, visa mitigar os efeitos do terrorismo no Norte do País, e nesta primeira fase está avaliado em 12 milhões de dólares, dos quais já foram disponibilizados quatro. Hoje desembolsamos mais seis para as instituições implementadoras”, explicou Loureiro.

Citado pelo jornal Notícias, a fonte acrescentou, igualmente, que os resultados dos projectos já financiados são visíveis e traduzem-se na mitigação dos efeitos do terrorismo e integração da juventude em diferentes actividades de geração de renda e recreativas.

“As organizações envolvidas neste processo estão a fazer um bom trabalho; temos visto nos distritos e localidades os efeitos de diferentes iniciativas que se traduzem no empoderamento dos jovens e mulheres”, frisou.

A este propósito, Jacinto Loureiro assegurou que ainda neste trimestre serão inauguradas 67 infra-estruturas, num universo de 200 a serem erguidas este ano, com destaque para escolas, unidades sanitárias, estradas, fontes de água, entre outras, destruídas pelos terroristas.

Noticias Relacionadas

Porto seco zambiano em Nacala reforça comércio e corta custos na região

Moçambique vai disponibilizar uma área de terra para que...

BCI e Sir Motors lançam programa de mobilidade sustentável para educação infantil com autocarros eléctricos

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em parceria...

Moçambique vai receber mais investimentos do Brasil e Egipto

Os Embaixadores do Brasil e do Egipto manifestaram, ontem,...

Aprovado projecto de 7,2 mil milhões USD da Eni para segunda Unidade Flutuante de GNL

O Governo moçambicano deu luz verde ao plano de...