Friday, February 13, 2026
spot_img

Mozal embolsa 252 milhões de USD no primeiro trimestre de 2025

A Mozal registou no primeiro trimestre de 2025 um forte desempenho operacional tendo levado a posição de caixa líquida aumentar em 299 milhões de USD. Os destaques da produção até à data incluem um aumento de 18% no cobre e um aumento de 6% no alumínio, à medida que a Mozal Aluminium geriu os impactos da agitação civil em Moçambique e se aproximou da capacidade nominal no trimestre.

“Continuamos a desbloquear o valor nas nossas operações, iniciando o nosso Projecto de Desenvolvimento da Mina Worsley após a aprovação ambiental do Governo Australiano e progredindo no sentido da retoma das vendas de exportação de manganês da Austrália, que continua no bom caminho para o segundo trimestre de 2025”, afirmou o CEO da South32, Graham Kerr, num comunicado.

O documento refere que, em Hermosa, a construção do projecto Taylor de zinco-chumbo-prata, de grande escala e longa vida útil, continua a progredir, estando a perfuração do poço principal prevista para começar no segundo trimestre de 2025.

Olhando para o futuro, o foco na disciplina operacional, na gestão activa de custos e num balanço sólido, o documento destaca ainda um posicionamento sólido para gerir um período de potencial incerteza nos mercados globais.

Noticias Relacionadas

Mozal poderá encerrar em Março, enquanto decorrem esforços de última hora

A multinacional australiana South32 não antevê margem para reverter...

Exportações industriais atingem 5,47 mil milhões USD, mas dependência de bens de capital persiste

Em 2024, Moçambique exportou 5,47 mil milhões USD em...

AIMO acolhe em Maputo 3.ª Competição Continental Africana de Soldadura

A Associação Industrial de Moçambique (AIMO) anunciou a realização...

Inaugurada a 1ª fábrica de gás de cozinha do País

Moçambique deu, esta semana, um passo decisivo na transformação...