Quarta-feira, Maio 1, 2024
spot_img

AdZ tem carteira de financiamento de cerca de USD 100 milhões para PME’s

Segundo o director-geral da AdZ, Roberto Albino, do montante disponível, cerca de 35 por cento são fundos próprios da Agência com pujança de financiar acções para modernizar a capacidade produtiva das PME’s.

“Actualmente, a nossa carteira de financiamento é de cerca de 100 milhões de dólares só para PME’s, dos quais 35 por cento são fundos próprios da Agência do Zambeze”, disse o director geral da AdZ.

Roberto Albino explicou que o financiamento ao sector privado visa evitar que as empresas tenham dificuldades com fornecedores de peças e equipamentos e garantir que tenham assistência técnica que tem sido uma das principais causas de encerramento de PME’s.

“Se tudo correr como o previsto, cerca de 25 novas fábricas vão ser estabelecidas nos próximos 18 meses em diversas áreas agro-indústrias, no âmbito do programa AGRIVAl”, refere a AIM, citando a mesma fonte.

Fez saber que, nos últimos cinco anos, a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze mobilizou recursos que, por sua vez, permitiram que 31 PME’s da área industrial fossem financiadas.

Explicou que “isso é feito primeiro através de um mecanismo de financiamento, que nós chamamos fundo catalítico para inovação e demonstração, um mecanismo que foi inovado por nós, com o financiamento do Banco Mundial”.

Acrescentou que em menos de um mês será lançada a terceira geração do fundo catalítico, orçado em cerca de 18 milhões de dólares e, ainda este ano, será lançada a quarta geração cujo fundo está orçado em 20 milhões de dólares.

“A nossa ideia, com este mecanismo de financiamento através do fundo catalítico, é assegurar que as empresas recebam dinheiro através de um mecanismo de concurso público, onde o sector privado faz parte, e o comité de investimento é quem decide, em última instância, qual é a PME que vai ser financiada”, disse.

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze é uma instituição pública, do foco regional, cujo objectivo consiste, entre outras, em estudar o potencial do vale do Zambeze e assistir técnica e financeiramente as iniciativas de desenvolvimento.

Entrevistas Relacionadas

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...