A embaixada da Alemanha em Maputo, anunciou que o Governo daquele país europeu vai desembolsar um donativo de 63 milhões de euros para apoiar projectos de desenvolvimento económico e social em Moçambique.
“Destes fundos, aproximadamente 33 milhões de euros serão canalizados para o sector de educação e de ensino técnico e profissional, 15 milhões de euros para a reabilitação de infraestruturas municipais na província de Sofala e 15 milhões de euros para o sector de energia”, refere o comunicado da embaixada da Alemanha em Maputo.
O valor destinado à educação será desembolsado para o Fundo de Apoio ao Sector da Educação, uma das iniciativas do Governo de Moçambique e que conta com o apoio alemão há anos.
“No sector de energia, os fundos serão dedicados à instalação do “Centro Nacional de Despacho”, que permitirá que a empresa Electricidade de Moçambique assuma controlo total sobre a rede de energia nacional”, acrescenta o documento.
O acordo para o desembolso do valor foi assinado pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, e pelo embaixador da Alemanha em Moçambique, Lothar Freischlader.
“Esta ajuda financeira vai contribuir igualmente para a concretização de projectos municipais, uma área que preocupa o governo por causa dos desafios ligados à prestação de serviços em zonas urbanas que registam um crescimento demográfico acelerado”, disse a chefe da diplomacia moçambicana, durante a assinatura do acordo.
Dados avançados pela embaixada da Alemanha em Maputo indicam que, entre 2009 e 2020, aquele país europeu disponibilizou a Moçambique cerca de 830 milhões de euros para apoiar iniciativas de desenvolvimento social e económico.