google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Quarta-feira, Junho 18, 2025
spot_img

Alemanha vai dar 63 ME para projectos de desenvolvimento no país

A embaixada da Alemanha em Maputo, anunciou que o Governo daquele país europeu vai desembolsar um donativo de 63 milhões de euros para apoiar projectos de desenvolvimento económico e social em Moçambique.

“Destes fundos, aproximadamente 33 milhões de euros serão canalizados para o sector de educação e de ensino técnico e profissional, 15 milhões de euros para a reabilitação de infraestruturas municipais na província de Sofala e 15 milhões de euros para o sector de energia”, refere o comunicado da embaixada da Alemanha em Maputo.

O valor destinado à educação será desembolsado para o Fundo de Apoio ao Sector da Educação, uma das iniciativas do Governo de Moçambique e que conta com o apoio alemão há anos.

“No sector de energia, os fundos serão dedicados à instalação do “Centro Nacional de Despacho”, que permitirá que a empresa Electricidade de Moçambique assuma controlo total sobre a rede de energia nacional”, acrescenta o documento.

O acordo para o desembolso do valor foi assinado pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, e pelo embaixador da Alemanha em Moçambique, Lothar Freischlader.

“Esta ajuda financeira vai contribuir igualmente para a concretização de projectos municipais, uma área que preocupa o governo por causa dos desafios ligados à prestação de serviços em zonas urbanas que registam um crescimento demográfico acelerado”, disse a chefe da diplomacia moçambicana, durante a assinatura do acordo.

Dados avançados pela embaixada da Alemanha em Maputo indicam que, entre 2009 e 2020, aquele país europeu disponibilizou a Moçambique cerca de 830 milhões de euros para apoiar iniciativas de desenvolvimento social e económico.

Noticias Relacionadas

Três países lusófonos na nova lista de restrições dos EUA

A Administração de Donald Trump lançou uma nova lista...

Preços de bens e serviços aumentaram 4% em Maio passado

Tomando como referência os dados recolhidos em Maio findo,...

EMOSE regista lucros de 368 milhões de meticais e lidera mercado segurador nacional

A Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE), maior seguradora do...

Moçambique atrai 4,1 mil milhões USD em IDE em 2024, mas continua dependente dos megaprojectos

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) consolidou-se, em 2024, como...