Quarta-feira, Maio 22, 2024
spot_img

Aproximada ligação entre Maputo e Komatipoort

A multinacional DP World, líder em logística integrada, anunciou, ontem, a conclusão, com êxito, da primeira importação por trânsito através do porto DP World Maputo, em Moçambique, para DP World Komatipoort, na África do Sul. 

Trata-se de um marco significativo para a DP World, pois demonstra que o Porto de Maputo pode ser utilizado sem descontinuidades como porta de entrada para a África do Sul utilizando a DP World Komatipoort, segundo refere o comunicado.

O Director Executivo Christian Roeder, afirma que, “As instalações de Komatipoort como depósito de contentores alfandegados são um “jogo de mudança”, para o corredor de Maputo.

Assim, “O sucesso da experiência aproxima a DP World de permitir uma experiência de utilização mais rentável, sem descontinuidades e eficiente para os nossos clientes locais e melhora as ligações comerciais para os países da região da África Austral”, diz Roeder.

As importações internacionais de contentores desembarcados no porto de Maputo e destinados ao interior da África do Sul, podem agora ser movimentadas sob franquia para Komatipoort, onde o desalfandegamento completo pode ser providenciado e preparado para entrega em toda a África do Sul.

Cabe à organização tratar de todo o processo da cadeia de abastecimento desde lá até Komatipoort, sem demora, e para além desta, para várias zonas do interior.

Estima-se que o serviço seja equivalente em custos ou mais barato em comparação com a rota tradicional via Durban, peso embora varie por utilizador, no entanto, é mais eficiente, especialmente para aqueles que permanecem na zona norte do país.

Na África do Sul, 69% das importações marítimas são efectuadas através do Porto de Durban, mas agora com a entrada em funcionamento deste serviço, a DP World envia as mercadorias por estrada para Gauteng para uma entrega rápida no seu destino.

 

Entrevistas Relacionadas

Banco Mundial investe 1,2 milhões de dólares em Infra-estrutura de transporte em Moçambique

Em um esforço para impulsionar a competitividade e o...

Auto Sueco Moçambique e Transportes Lalgy lançam programa “Mulheres de Ferro”

A Volvo Trucks África, através da Auto Sueco Moçambique...

IACM investe 75,8 milhões de meticais para modernizar o sector de aviação

O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) está...

Ministério das Obras Públicas promove investimentos para a reabilitação da N1 em Sofala

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...