- Anúncio-

Arranca construção da central Solar de Cuamba

Análise de Mercado

Max Tonela, ministro dos Recursos Minerais e Energia, vai lançar na quinta-feira em Cuamba, a primeira pedra para construção de uma central solar, disse fonte governamental.

A infraestrutura terá uma capacidade de 15 megawatts, está orçada em 32 milhões de dólares, vai canalizar a energia elétrica produzida para a rede nacional e está localizada na província do Niassa.

O empreendimento resulta de um financiamento do fundo Emerging Africa Infrastructure, instituição financeira internacional.

“A construção da central solar de Cuamba é mais um passo que o país dá para reforçar a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis”, referiu a fonte.

A central será a terceira de “grande escala” projetada no país (ou seja, com capacidade para a produção de um mínimo de 15 megawatts a partir de fonte solar), depois da entrada em funcionamento de uma infraestrutura que gera 40 megawatts em Mocuba, na província da Zambézia, região centro, e do lançamento da primeira pedra no distrito de Metoro, na província de Cabo Delgado, em Agosto de 2020.

“Estas iniciativas traduzem a seriedade do Governo na aposta nas energias limpas”, acrescentou.

Por outro lado, os projectos impulsionados pelo executivo moçambicano na área das energias renováveis são mais um contributo para o alcance do objectivo de acesso universal à energia, que prevê levar luz eléctrica a todos os lares moçambicanos até 2030, concluiu a mesma fonte.

As obras da central solar de Cuamba vão durar 12 meses e irão gerar 100 postos de trabalho durante a construção e dez na fase de operação.

- Anúncio-

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que essa construção venha abrangir muitos moçambicanos
    Eu sou um deles, já obteve experiência na construção de subestação fotovoltaico de mocuba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -