Friday, August 28, 2026
spot_img

Autoridade Tributária: receitas cresceram 113,43% em 9 anos.

A Presidente da Autoridade Tributária (AT), Amélia Muendane, liderou o lançamento do Sistema de Gestão de Denúncias em Maputo, nesta Quarta-feira (14/02), e aproveitou a ocasião para fazer um balanço abrangente das principais actividades realizadas pela instituição ao longo dos anos.

Em seu discurso, Muendane destacou os desafios enfrentados desde que assumiu a direcção da AT em 2015, com o objetivo de contribuir para a independência económica de Moçambique por meio da cobrança eficaz de impostos. Ela ressaltou a importância de definir instrumentos de trabalho que permitissem que a missão, visão e valores da instituição fossem compartilhados por todos, visando consciencializar os funcionários sobre a importância do serviço público e garantir que os contribuintes paguem seus impostos para o Estado.

Para alcançar esses objectivos, a AT estabeleceu três pilares: consolidação da receita, expansão da base tributária e integridade institucional. No que diz respeito à consolidação da receita, Muendane compartilhou que, entre 2015 e 2023, a cobrança bruta evoluiu de 158.509,09 milhões de meticais para 338.304,16 milhões de meticais, representando um crescimento nominal de 113,43%.

Esses números refletem os esforços da AT em aumentar a arrecadação de impostos, expandir a base tributária e promover a integridade institucional. O lançamento do Sistema de Gestão de Denúncias é mais um passo importante da AT para fortalecer sua capacidade de fiscalização e combater a evasão fiscal, garantindo assim uma contribuição justa de todos para os cofres do estado.

Noticias Relacionadas

FACIM 2026 leva 28 países e três mil empresas ao mercado moçambicano

28 países já confirmaram participação na 61.ª edição da...

Sector segurador cresce cerca de 8% em 2025 e atinge 24 mil milhões de Meticais

Dados oficiais indicam que o sector de seguros registou,...

Cabo Delgado lidera crescimento do emprego empresarial, mas Maputo mantém concentração da economia

O crescimento do tecido empresarial moçambicano começa a produzir...

Moçambique e ECA reforçam agenda de cooperação com foco no emprego, industrialização e execução

Moçambique e a Comissão Económica das Nações Unidas para...