Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Banco de Moçambique revê lei do sistema nacional de pagamentos

O Banco de Moçambique (BdM) está em processo de revisão da Lei n.º 2/2008, de 27 de Fevereiro, conhecida como a Lei do Sistema Nacional de Pagamentos. O objectivo da revisão é ajustar o regime legal ao contexto actual do sistema de pagamentos, levando em consideração os desenvolvimentos ocorridos e as melhores práticas internacionais.

De acordo com uma publicação feita no site do jornal Domingo, a consulta pública da proposta de revisão da lei estará aberta até o dia 9 de Fevereiro de 2024. O objectivo da consulta é recolher os pontos de vista das entidades interessadas e da sociedade em geral sobre a proposta de revisão.

A proposta apresentada pelo Banco de Moçambique inclui a autorização para a criação e operação de sistemas, emissão de instrumentos e prestação de serviços de pagamento. Além disso, estabelece que a criação ou operação de qualquer sistema de pagamento deve ser feita segundo os estatutos, ou contrato de sociedade, incluindo a identificação dos sócios ou accionistas, bem como dos membros do órgão de administração, directores ou gestores relevantes, incluindo informações sobre suas qualificações profissionais e académicas.

A revisão da Lei do Sistema Nacional de Pagamentos pelo Banco de Moçambique é uma iniciativa significativa que visa modernizar e adequar o sistema financeiro do país às mudanças e avanços globais. A consulta pública demonstra o compromisso do BdM em envolver as partes interessadas e a sociedade em geral no processo de revisão da legislação, garantindo transparência e participação na elaboração das novas regras que regerão o sistema de pagamentos em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

BdM: Dinheiro a circular aumenta para 62,7 Mil Milhões de Meticais em Maio

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou 8,5% em...