Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Banco Único é agora Nedbank-Moçambique

O Nedbank, grupo financeiro sul-africano, completou na segunda-feira a sua aquisição de um dos bancos comerciais de Moçambique, o Banco Único.

Desde 2020, o Nedbank detém 87 por cento das acções do Banco Único. Agora, numa cerimónia em Maputo, o banco mudou o seu nome para Nedbank-Moçambique.

De acordo com uma reportagem sobre a estação de televisão independente, STV, o presidente da Comissão Executiva do banco, Joel Rodrigues, declarou que o renomeado banco espera tornar-se “um parceiro de referência” para as grandes empresas em Moçambique. Esperava que os investidores o escolhessem para financiar projectos em recursos naturais, infra-estruturas, indústria e agricultura.

“Para as empresas, prometemos ser um parceiro de referência no seu dia-a-dia, financiando as suas actividades e os seus projectos de investimento”, disse Rodrigues. “Teremos um enfoque especial nas grandes e médias empresas, e apresentaremos soluções sectoriais para os recursos naturais, bem como continuar a apostar na indústria transformadora, e não esquecendo a agricultura”.

“A mudança de nome reconhece a importância dos negócios em Moçambique”, disse o director executivo do Nedbank para África, Terence Sibiya. “Para nós, enquanto grupo, demonstra o nosso empenho em tornarmo-nos líderes no sector financeiro moçambicano”.

O grupo Nedbank, através da sua aliança com o grupo Ecobank, está representado em 39 países.

Entrevistas Relacionadas

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Prémio de melhor CEO do sector bancário atribuído ao PCE do BCI

Francisco Costa, Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI,...

BCI, Millennium Bim e Standard Bank concentram 75% dos lucros bancários

Em 2023, o BCI, Millennium bim e Standard Bank...