O Administrador do BCI, Rogério Lam, destacou durate a sua intervenção na VII Conferência Anual sobre Finanças Digitais e Comércio da região da África Sub-Sahariana, o crescimento exponencial do número de utilizadores da Conta Móvel, que contabiliza, actualmente, cerca de 4 Milhões de Utilizadores, “um forte contributo para a bancarização da população moçambicana”.

Rogério Lam, o BCI integrou o 1º Painel da Conferência, que versava sobre oportunidades emergentes em finanças digitais, financial technology (FinTech) e economia digital de forma mais ampla, bem como sobre potenciais ameaças de espaços legados e tangenciais, particularmente em contexto de Covid-19.

Num outro desenvolvimento, o Administrador do BCI, evidenciou o posicionamento colaborativo do BCI com os demais players do mercado, tomando como exemplo a parceria de interoperabilidade entre o BCI/M-pesa, através da qual é possível efectuar pagamentos via M-pesa em POS do BCI. Ressaltou, ainda, o facto de “esta funcionalidade não estar disponível em qualquer outra parte do mundo, senão em Moçambique”.

O evento decorreu de 17 a 18 de Maio, tendo o segundo dia sido dedicado ao debate sobre a Promoção da Liderança Feminina no Sector Financeiro, reuniu tomadores de decisão, autoridades reguladoras, especialistas, pesquisadores, nacionais e estrangeiros, assim como operadores dos sectores bancário e das comunicações, que abordaram temáticas relevantes no contexto de desenvolvimento económico de Moçambique, da região e do mundo, no concernente à transformação dos canais financeiros tradicionais para abordagens mais inovadoras, abrangentes e inclusivas.

Refira-se que a Mondato Summit Africa é um fórum criado há cerca de 8 anos, tendo como finalidade levar a debate, harmonizar políticas e incentivar a colaboração no domínio da inclusão financeira digital e FinTech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui