Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

BCI incentiva alunos a poupar

Alunos, professores e quadro directivo da Escola Lusófona de Nampula beneficiaram há dias de uma palestra de educação financeira, promovida pelo BCI, por ocasião do dia da Poupança, assinalado a 31 de Outubro.

Ministrada por Nazia Tarmamade, colaboradora do Banco, a sessão incidiu sobre o papel do sistema financeiro, as formas alternativas de poupança, o desafio de poupar em tempos de crise, e sobre as formas de disciplinar as finanças pessoais e familiares.

Com o objectivo, entre outros, de promover a inclusão financeira e a educação para a cidadania económica, incentivar à poupança, à abertura de contas menores e depósitos a prazo, foi enfatizado, na sessão, que a disciplina é fundamental para o alcance da meta
de poupança.

A este respeito a palestrante referiu que “se gastamos rapidamente o excedente do nosso dinheiro, vamos apenas poder obter um pequeno mimo. Se poupamos o que resta do nosso dinheiro hoje vamos poupando todos os dias, então podemos alcançar um objectivo
maior”.

E prosseguiu: “se temos uma meta clara da poupança que queremos é mais fácil alcançá-la, porque ter um plano de poupança nos motiva a poupar para alcançar a meta estabelecida”. E concluiu: “é possível consumir e poupar. Temos apenas de ser consumidores inteligentes”.

A Assessora Pedagógica da Escola, Maria José Gustavo, que presenciou e elogiou a actividade, encorajou o BCI a prosseguir com iniciativas desta natureza, de carácter didático, prometendo voltar a contar com o Banco para mais acções do género.
Sensibilizados, os alunos da “Lusófona de Nampula”, cujas classes dos participantes variam da 5a a 10a classes , mostraram-se entusiasmados e interessados em adoptar hábitos de poupança, para que o futuro seja cada vez mais próspero.

Entrevistas Relacionadas

Emose obteve lucro de mais de 40 milhões de Meticais em 2023

O resultado líquido da Empresa Moçambicana de Seguros (Emose)...

INP considera movimento da Galp como rotineiro

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) declarou na Quinta-feira,...

Vodacom Moçambique lança Fundação para impacto social

A Vodacom Moçambique fez o lançamento oficial da Fundação Vodacom Moçambique. A cerimónia...

Galp concluiu a venda da sua participação no projecto GNL

A Galp concluiu a venda de sua participação no...