Segunda-feira, Outubro 14, 2024
spot_img

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo após obter progressos significativos no combate ao branqueamento de capitais, com a reclassificação em alta de sete recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), aprovada pelo Conselho de Ministros do Grupo de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais da África Austral e Oriental (ESAAMIG).

Segundo uma publicação do jornal Notícias, os progressos favoráveis estão relacionados com a implementação de medidas de prevenção ao financiamento do terrorismo e ao fortalecimento do quadro legal que rege as organizações sem fins lucrativos, garantindo que estas não sejam usadas para actividades ilícitas.

Citando uma nota do Ministério da Economia e Finanças, a publicação refere que os avanços foram reconhecidos durante a 24.ª reunião do Conselho de Ministros do ESAAMIG, realizada no Quénia, onde Moçambique solicitou ainda a reclassificação de mais 15 recomendações.

“No encontro, Moçambique foi representado pelos vice-ministros da Economia e Finanças, Carla Laveira, e da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Filimão Suazi, que reforçaram o empenho nacional em aprimorar o quadro legal e enfrentar as ameaças associadas ao terrorismo e à proliferação de armas”, lê-se na publicação.

Entretanto, antes desta, Moçambique também recebeu, no mês passado, uma avaliação preliminar positiva do GAFI sobre o cumprimento de 10 das 26 acções exigidas, restando apenas oito para serem superadas. Com os avanços esperados até Outubro, o país pode alcançar a tão desejada saída da lista cinzenta no próximo encontro governamental em França.

Moçambique foi colocado na lista cinzenta do GAFI em Outubro de 2022, tendo o organismo instado o país a trabalhar para a sua remoção da lista de países com alguns desafios no combate ao terrorismo e no branqueamento de capitais e proliferação de armas de destruição em massa.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique perde até 2 milhões de dólares anualmente por falta de Organismo Nacional de Acreditação

Moçambique está a perder entre um a dois milhões...

A sustentabilidade como vantagem competitiva: O papel das práticas de ESG e Marketing nas PMEs

Moçambique tem apresentando uma promissora trajetória econômica e métricas...

Hollard Moçambique expande presença com aquisição da Global Alliance Seguros aprovada pela ARC

Agora sim, o negócio pode prosseguir sem obstáculos. A...

FLY MODERN ARK  deixa a gestão das Linhas Aéreas de Moçambique

Terminou o acordo entre as Linhas Aéreas de Moçambique...