Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Central fotovoltaica leva energia eléctrica a Mawayela em Inhambane

A usina pode fornecer eletricidade para cerca de 400 residências. Das 400 ligações previstas, faltam 50 por serem efectuadas, tendo sido estabelecida uma rede de distribuição ao longo de 15 quilómetros ao longo do posto administrativo.

A central custou cerca de 100 milhões de meticais (cerca de 1,6 milhões de dólares americanos, ao câmbio atual). Na cerimónia de inauguração, Nyusi sublinhou que a electricidade levada a Mawayela não se destina apenas à iluminação, mas deve trazer ganhos financeiros às comunidades locais

“A electricidade não resolve todos os nossos problemas, sobretudo se continuarmos a utilizá-la apenas como fonte de iluminação. A electricidade deve ser usada para gerar renda”, sublinhou o dirigente.

Filipe Nyusi citou, como exemplo, pequenas actividades comerciais de Mawayela, que acredita poderem agora funcionar com alguma qualidade. Até agora, a conservação dos alimentos dependia da salga ou secagem, mas com a eletricidade disponível as lojas podem investir na refrigeração.

Antes da central agora implantada, as lojas usavam gás de cozinha como fonte de energia para por a funcionar os seus frigoríficos. Isso implicava uma viagem de 50 quilómetros até à vila de Manjacaze, na província vizinha de Gaza, para comprar o gás.

A infraestrutura energética enquadra-se no Projecto ProEnergia que tem por objectivo intensificar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas a nível nacional, como contributo à electrificação universal de Moçambique até 2030, propósito definido na Estratégia Nacional de Electrificação (ENE) e aprovada pelo Conselho de Ministros a 16 de Outubro de 2018.

Entrevistas Relacionadas

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Bushfire Festival 2024: Celebrando a música africana

O MTN Bushfire Festival de 2024, realizado no Reino...

Empresa Sul-Coreana garante contrato de 31,1 milhões de dólares para modernizar a rede eléctrica em Moçambique

A sul-coreana Hyosung Heavy Industries garantiu um contrato significativo...