- Anúncio-spot_img

Clínicas de Sofala recebem energia solar financiada pela Power África

Análise de Mercado

A província de Sofala foi seleccionada para receber uma subvenção da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A subvenção, no valor de $320.000, financiará a instalação de sistemas solares fotovoltaicos em 92 centros de saúde da província. 

Moçambique foi seleccionado para a realização dos trabalhos. Em todas as clínicas seleccionadas para beneficiar desta subvenção Power África, o fornecedor de energia solar irá instalar 55,2 kWp de capacidade.

Segundo a Power África, esta electricidade será utilizada para iluminação, carregamento de telemóveis, aspiradores de pó, luzes de exame ginecológico, microscópios, e equipamento informático. 

A SolarWorks instalará também sistemas de armazenamento de baterias com uma capacidade total de 220,8 kWh. “Isto significa, por exemplo, que se uma mulher entra em trabalho de parto à noite, o médico que a atende terá a luz e o equipamento para a ajudar a dar à luz em segurança. A alimentação de computadores portáteis, impressoras e Internet também facilitará a recolha e partilha de dados médicos”, diz a Embaixada dos EUA em Maputo.

Segundo a mesma fonte, serviços de saúde eficazes e respostas a doenças, incluindo a Covid-19, dependem de um acesso fiável à electricidade. Os estabelecimentos de saúde precisam dela para alimentar equipamentos médicos e de esterilização essenciais, refrigerar medicamentos e vacinas, coordenar os cuidados e partilhar informações com outros profissionais de saúde. No entanto, na província de Sofala, 90% dos centros de saúde não têm acesso regular à electricidade. A energia solar irá beneficiar directamente 138.000 pessoas servidas pelas 92 clínicas.

A instalação dos seus sistemas de energia solar faz parte da Power Africa. A iniciativa lançada em 2013 pela administração Barack Obama visa financiar 30.000 MW de capacidade instalada para fornecer acesso à electricidade a mais de 60 milhões de africanos até 2030. Até à data, a Power Africa financiou 12.000 MW de capacidade instalada, fornecendo electricidade a 20 milhões de pessoas, segundo o seu gestor USAID.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -