Domingo, Julho 13, 2025
spot_img

Cmg e Igas tornam-se accionistas da Rompco

Tornar-se-á accionista da Companhia de Gasodutos da República de Moçambique (ROMPCO), a Companhia Moçambicana de Gás (CMG) em parceria com a empresa sul-africana “iGas”, afiliada do Fundo Central de Energia (CEF), com participações de 25 por cento e 40 por cento, respectivamente.

A mudança surge após um anúncio público feito recentemente pela Sasol, através do qual o gigante petroquímico sul-africano declarou a conclusão do acordo de venda e compra de 30 por cento das suas acções na ROMPCO, avaliadas em 290 milhões de dólares.

Um comunicado de imprensa conjunto da CMG e da iGas diz que a Sasol deterá 20 por cento das acções, tornando-se assim accionista minoritária da ROMPCO, que explora o gasoduto de 865 quilómetros de comprimento entre Moçambique e a África do Sul.

Estevão Pale, o presidente da direcção da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique (ENH), a empresa-mãe da CMG, disse que para além do impacto social e económico para o país, a decisão conjunta de exercer o direito de preferência na aquisição de acções da Sasol é um novo capítulo para a ROMPCO, uma vez que promove um espaço de cooperação mais amplo para a ENH e a CEF.

“Ter os governos dos dois países como accionistas maioritários do gasoduto transfronteiriço é estratégico, tendo em conta que o gasoduto ROMPCO é a única fonte de gás para o mercado sul-africano, e o gás é o fornecedor alternativo de energia limpa”, disse Pale.

Por sua vez, o Director Executivo do Grupo CEF, Ishmael Poolo, declarou que “a aquisição das acções anuncia uma nova era na promoção de parcerias, bem como para o estabelecimento de uma base sólida para enfrentar os desafios futuros da segurança energética da África do Sul”.

A Companhia Moçambicana de Gás (CMG), associada à ENH, é uma empresa moçambicana fundada em 2002, para fornecer um serviço de transporte de gás natural e outros hidrocarbonetos.

Noticias Relacionadas

Eni garante: “Coral Sul vai gerar 16 mil milhões de dólares para o Estado em 30 anos”

A plataforma flutuante Coral Sul, dedicada à produção de...

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...