Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Mulheres no Sector de Energia em Moçambique – Conheça as Oportunidades do Sector

No âmbito da iniciativa do Alto Comissariado Britânico e com a colaboração do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), o Workshop voltado para empresas lideradas por mulheres no sector de energia reuniu diversas organizações, incluindo o ITC SheTrades Commonwealth+, Mozup, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e ENH/Linkar. A seguir, algumas notas destacadas no fórum:

Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas

Durante o workshop, foi enfatizada a importância de encontrar caminhos para desenvolver e consolidar parcerias estratégicas. A colaboração entre diferentes entidades foi identificada como um factor-chave para o sucesso das empresas lideradas por mulheres no sector de energia.

Evolução para Serviços Especializados

Observou-se uma tendência significativa de empresas lideradas por mulheres migrando de serviços gerais para especializados no sector de energia. Essa mudança indica uma crescente expertise e uma abordagem mais especializada nas ofertas de serviços.

Cadeias de Valor Interligadas

Destacou-se a importância de criar cadeias de valor interligadas, especialmente no setor de catering, que estejam profundamente integradas com a indústria de agro-processamento. Isso foi apontado como um impulsionador para dinamizar a economia local.

Desafios e Necessidades Identificadas

Os participantes discutiram vários desafios enfrentados por empresas lideradas por mulheres, incluindo a necessidade de formação em operação e manutenção na área de petróleo e gás, fornecimento de serviços com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos, acesso limitado aos mercados e melhoria do quadro legal.

Soluções Propostas

Entre as soluções apresentadas, destacaram-se a interação com os bancos para financiamento de empresas, especialmente para responder às necessidades de fornecimento de serviços enquanto aguardam pelos pagamentos. Além disso, ressaltou-se a importância do mapeamento e partilha das oportunidades de negócio no sector energético.

Testemunho das Participantes

O sucesso do workshop foi evidenciado pelos testemunhos das participantes, que perceberam o momento oportuno para o sector. A fase de desenvolvimento e construção foi identificada como um período de maior demanda por serviços, com maior enfoque na urgência de aproveitar as oportunidades presentes.

O workshop não apenas identificou desafios e oportunidades, mas também proporcionou um espaço para a troca de experiências e estratégias, reforçando a importância do empoderamento económico das mulheres no sector de energia em Moçambique.

Por: Simão Djedje

Entrevistas Relacionadas

Moçambique propõe abordagem adaptada na transição energética para países em desenvolvimento

Moçambique defende que as metas globais para a redução...

Banco Mundial destina 150 Milhões de dólares para impulsionar o sector energético em Moçambique

O Banco Mundial vai canalizar  150 milhões de dólares...

Niassa: concluídas as obras da mini central hídrica de 400 milhões de meticais

As obras de construção da mini central hídrica de...

Empresa Sul-Coreana garante contrato de 31,1 milhões de dólares para modernizar a rede eléctrica em Moçambique

A sul-coreana Hyosung Heavy Industries garantiu um contrato significativo...