Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
spot_img

Cooperação Sino-Moçambicana impulsiona desenvolvimento de Infra-estruturas em Moçambique

A China mantém-se como um dos principais financiadores e construtores das infra-estruturas essenciais para o progresso de Moçambique. Projectos emblemáticos como a ponte Maputo-KaTembe e a Circular de Maputo destacam-se como marcos da cooperação sino-moçambicana, impulsionando o desenvolvimento do país.

Nos últimos anos, a cooperação chinesa resultou em avanços significativos no sector de infra-estruturas moçambicano. A Estrada Nacional Número Seis (EN6), que conecta a Beira a Machipanda, e a reabilitação dos caminhos-de-ferro são exemplos concretos desse apoio.

De acordo com a delegada de Moçambique junto ao Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Francisca Reino, a China desempenha um papel crucial no desenvolvimento do país, sendo responsável pela construção de grande parte das infra-estruturas moçambicanas. Ela destaca a importância estratégica da EN1, que liga Maputo a Rovuma, mas também ressalta os desafios que esta estrada enfrenta actualmente.

Além das infra-estruturas, a representante moçambicana aponta a agricultura, a indústria e o turismo como sectores nos quais a cooperação com a China é fundamental. Ela destaca ainda as medidas adoptadas pelo governo moçambicano para promover um ambiente de negócios favorável e atrair investimento estrangeiro directo.

A construção de infra-estruturas é vista como o primeiro passo para impulsionar o desenvolvimento económico de Moçambique, reduzir a dependência externa e combater a pobreza. A parceria com a China tem sido essencial nesse processo, abrangendo não apenas infra-estruturas, mas também sectores-chave da economia moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Banco Mundial reitera apoio a projectos de desenvolvimento em Moçambique

O Banco Mundial (BM) reiterou o seu compromisso em...

Moçambique vai beneficiar de 5,5 mil milhões de euros do governo italiano para o desenvolvimento

Moçambique está entre os nove países africanos seleccionados para...

Alemanha disponibiliza 90 milhões de euros para projectos em Moçambique

O governo da Alemanha anunciou que disponibilizará 90 milhões...

Ministra dos Negócios Estrangeiros incentiva Grupo 77 + China a acelerar a implementação da agenda 2030

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo,...