Sexta-feira, Julho 26, 2024
spot_img

Ministra dos Negócios Estrangeiros incentiva Grupo 77 + China a acelerar a implementação da agenda 2030

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, instou o Grupo dos 77 + China a acelerar a implementação da Agenda 2030 durante a cimeira realizada em Kampala, Uganda, em 21 de Janeiro. Em seu discurso, ela defendeu uma nova ordem mundial mais justa como resposta à complexidade e dinâmica actuais das relações internacionais.

Segundo a Rádio Moçambique (RM), a ministra explicou que, apesar dos desafios económicos que afectam a maioria dos países do Sul, cabe aos membros da organização resolver esses problemas e formar uma comunidade capaz de promover um desenvolvimento comum. Ela reafirmou o compromisso de Moçambique com o multilateralismo e pediu uma reforma profunda na arquitectura financeira internacional, bem como um tratamento racional da crescente dívida externa nos países em desenvolvimento.

Verónica Macamo falou em nome do Presidente da República, Filipe Nyusi, na cimeira do Grupo dos 77 + China, apontando os obstáculos que dificultam o avanço rápido da organização. O Grupo dos 77 + China é uma coligação de nações em desenvolvimento que visa promover interesses económicos colectivos e fortalecer a capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a cimeira, a presidência rotativa do Grupo dos 77 + China foi transferida da República de Cuba para o presidente do Uganda, Yoweri Museveni.

Entrevistas Relacionadas

Cooperação e Desevolvimento: Missão do Botswana visita Parque Industrial de Beluluane

O Parque Industrial de Beluluane recebeu uma visita de...

Agência do Zambeze e UN-Habitat discutem parceria para o desenvolvimento socioeconómico

A Agência do Zambeze e a UN-Habitat discutiram a...

Moçambique destaca importância da riqueza natural na agenda do desenvolvimento africano

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, está...