Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

Eni Rovuma Basin assina um Memorando de Entendimento com a USAID para a implementação de projectos de sustentabilidade

A Eni Rovuma Basin e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) para identificar áreas de cooperação e criar sinergias para a implementação de iniciativas sociais em Moçambique.

O Memorando foi assinado pela Sra. Helena Patakis, Directora da Missão da USAID em Moçambique e pela Sra. Marica Calabrese, Directora Geral da Eni Rovuma Basin e vai permitir que as instituições cooperem nas de acesso a energia, agricultura, desenvolvimento e diversificação económica, educação profissional e formação vocacional, saúde, segurança alimentar e nutrição, água, saneamento e higiene.

Na ocasião, a Directora Geral Marica Calabrese afirmou: “esta parceria ajudará a ampliar o nosso horizonte considerando a larga experiência da USAID na área e contribuirá positivamente para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais em Mocambique”.

A Directora da Missão da USAID fez o seguinte comentário: “Este memorando reflecte o nosso compromisso comum em colaborar com o sector privado com vista ao alcance dos nossos objectivos comuns de desenvolvimento. Colaborar com o sector privado e empresas como a Eni vai nos permitir criar soluções escaláveis e impactantes, promovendo o crescimento económico e melhorando a vida das comunidades que servimos.

Sobre a Eni

A Eni está presente em Moçambique desde 2006. Entre 2011 e 2014, descobriu vastos recursos de gás natural na bacia do Rovuma, nos reservatórios Coral, Complexo Mamba e Agulha, com cerca de 2.400 biliões de metros cúbicos de gás no local. A Eni é a operadora do Projecto Coral South, o primeiro a produzir GNL na bacia do Rovuma em Moçambique. Desde o arranque da produção em 2022, a instalação Coral Sul FLNG já exportou 59 carregamentos de GNL.

Sobre a USAID

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é uma entidade governamental federal independente que recebe orientações gerais em matéria de política externa do Secretário de Estado dos Estados Unidos. Em nome do povo americano, a USAID promove e demonstra valores democráticos no estrangeiro e promove um mundo livre, pacífico e próspero.

Entrevistas Relacionadas

Cooperação e Desevolvimento: Missão do Botswana visita Parque Industrial de Beluluane

O Parque Industrial de Beluluane recebeu uma visita de...

Agência do Zambeze e UN-Habitat discutem parceria para o desenvolvimento socioeconómico

A Agência do Zambeze e a UN-Habitat discutiram a...

Moçambique destaca importância da riqueza natural na agenda do desenvolvimento africano

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, está...