Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

Moçambique destaca importância da riqueza natural na agenda do desenvolvimento africano

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, está em Nairóbi, Quênia, participando das reuniões anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que ocorrem de 27 a 31 de Maio, com o tema “A Transformação de África, o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento e a Reforma da Arquitectura Financeira Global”.

De acordo com o Club of Mozambique, o ministro moçambicano participará de um painel com o tema “Medindo a Riqueza Verde das Nações: Capital Natural e Produtividade Económica em África”. Sua intervenção se concentrará no papel do BAD e na mobilização de recursos financeiros acessíveis, previsíveis e de longo prazo para o desenvolvimento sustentável na África.

Apesar do continente africano possuir um significativo capital natural, incluindo terras aráveis, florestas, potencial de energia renovável e depósitos minerais, avaliados em cerca de 6,2 biliões de dólares em 2018, esses recursos são frequentemente explorados de forma ineficiente. A maioria dos países concentra-se na extracção de recursos de baixo valor acrescentado, ignorando os benefícios do capital natural não produzido.

Os encontros do BAD proporcionam uma oportunidade para compartilhar experiências sobre gestão da dívida pública, financiamento climático e investimento em infra-estruturas sustentáveis para um crescimento verde e transição energética justa.

Chefes de Estado e de Governo africanos, juntamente com instituições regionais, participarão de um Diálogo Presidencial para apresentar estratégias e políticas visando acelerar a transformação dos países africanos em benefício de seus cidadãos.

Este evento servirá como plataforma para o desenvolvimento de estruturas que avaliem o valor do capital natural não produzido, reunindo funcionários governamentais e especialistas globais em colaboração.

Entrevistas Relacionadas

Cooperação e Desevolvimento: Missão do Botswana visita Parque Industrial de Beluluane

O Parque Industrial de Beluluane recebeu uma visita de...

Agência do Zambeze e UN-Habitat discutem parceria para o desenvolvimento socioeconómico

A Agência do Zambeze e a UN-Habitat discutiram a...