Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Cresce demanda por serviços do sector do petróleo e gás na região  

Uma das empresas que está a receber solicitação pelos seus serviços, é a Zest WEG, subsidiária da WEG, líder no mercado brasileiro de motores e especialista em electricidade, com uma grande presença na África do Sul, segundo avança o Mining Weekly.

O especialista em desenvolvimento de negócios da Zest WEG, Lukas Barnard, diz que, para o sector do petróleo e gás na África subsaariana, a tendência é para a produção de gás, devido aos seus níveis mais baixos de emissões de gases com efeito de estufa.

Ao mesmo tempo, o sector petrolífero continua a ser uma parte vital de muitas economias africanas, com os produtos e soluções da WEG a serem aplicados em instalações upstream e midstream em países como a África do Sul, Botswana, Namíbia, Moçambique, Gabão, Uganda, Gana e Nigéria.

Barnard salienta que a Zest WEG, enquanto subsidiária integral do grupo global WEG, é responsável pela África Subsariana e tem desenvolvido um enfoque estratégico nos sectores do petróleo e do gás nos últimos anos. A empresa tem estado envolvida neste sector em vários países da África Austral, Central e Ocidental.

“Entre os projectos interessantes em que estamos envolvidos está uma refinaria de petróleo e gás na Nigéria, onde fornecemos dois arrancadores suaves de média tensão WEG – uma unidade de 11 kV de 8,4 MW e uma unidade de 6,6 kV de 2,1 MW”, diz Barnard.

A fonte observa que os compressores são críticos no processo de refino e explica que os soft starters da WEG reduzirão significativamente o estresse sobre o compressor na partida, o que melhorará a vida mecânica do equipamento e o tempo de operação, aumentando a produtividade da planta. Os soft starters também reduzirão a corrente de partida.

Após consulta com o cliente para esclarecer certos elementos técnicos do escopo de fornecimento, ambos os soft starters foram projetados e fabricados sob medida para essa aplicação.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...