Terça-feira, Maio 20, 2025
spot_img

“Crescimento económico mundial vai desacelerar para menos de 2%” – alerta Fitch

A agência de notação financeira Fitch Ratings prevê que a economia mundial cresça menos de 2% este ano, devido ao impacto da grave escalada da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

Segundo o relatório sobre a economia global, divulgada na quarta-feira (16), e a que o PROFILE teve acesso, a Fitch Ratings prevê que “um crescimento inferior a 2% seria o valor mais fraco desde 2009, excluindo o período da pandemia de covid-19”. Assim, a Fitch cortou o crescimento mundial em 2025 em 0,4 ponto percentual e o crescimento da China e dos EUA em 0,5 ponto percentual.

“Espera-se que o crescimento anual dos EUA em 2025 permaneça positivo em 1,2%, mas desacelerará ao longo do ano para apenas 0,4% em relação ao ano anterior. O crescimento da China deve cair abaixo de 4% este ano e no próximo, enquanto o crescimento da zona do euro permanecerá bem abaixo de 1%”, lê-se no documento.

Adicionalmente, a Fitch considera que os aumentos das tarifas impostas pelos Estados Unidos às importações, anunciados pelo Presidente norte-americano Donald Trump “foram muito piores do que o esperado”. Por isso, “é difícil prever a política comercial dos EUA com alguma confiança, mas agora assumimos que a taxa média das tarifas efectivas dos EUA sobre a China permanecerá acima dos 100% durante algum tempo, antes de cair para 60% no próximo ano”.

Noticias Relacionadas

Fundo Soberano: Governo usou 33 milhões de USD do Imposto de Produção do Gás do Rovuma

Contrariamente ao que vêm declarando, nos seus balanços trimestrais...

Gestão de Activos: Mais de 160 viaturas vão a leilão em Junho

Oito meses depois de ter realizado o seu primeiro...

PMI: Economia dá sinais de recuperação com vendas e produção a sustentarem actividade empresarial em Abril

A economia moçambicana beneficiou de uma nova expansão no...

TSU: Executivo aprova revisão do subsistema de carreiras e remunerações

O Governo aprovou hoje, o Decreto que aprova o...