A Deccan Gold Mines (DGML), a única empresa de exploração e extracção mineira da Índia, anunciou hoje, através de um comunicado, a aquisição de uma participação maioritária em cinco blocos de lítio em Moçambique.
Segundo um artigo publicado no portal de notícias Devdiscourse, essa aquisição coloca a DGML na região de pegmatitos do Alto Ligonha, na província da Zambézia, mundialmente conhecida por seus ricos depósitos de pegmatitos de lítio-césio-tântalo (LCT), essenciais para a extracção de lítio de minerais.
Os blocos de concessão foram adquiridos através da Deccan Gold FZCO (DGFZCO), uma subsidiária integral da DGML, sediada nos Emirados Árabes Unidos. Em uma colaboração estratégica, a DGFZCO estabeleceu uma joint-venture com o grupo Magnifica de Moçambique, aproveitando suas concessões na região.
A joint venture, denominada Deccan Gold Mozambique (DGMOZ), foi constituída este mês, com participação maioritária de 51%, com potencial para aumentar para 70% em breve.
A DGMOZ planeja estabelecer uma unidade de processamento em pequena escala com capacidade para 100 toneladas por dia, visando refinar lítio, tântalo e outros minerais concentrados. “A DGMOZ irá explorar sinergias tanto upstream quanto downstream, atendendo a um mercado indiano em expansão”, declarou Hanuma Modali, director-executivo da Deccan Gold Mines.