Home Notícias Economia Dívidas dos países entre as prioridades do Banco Africano de Desenvolvimento

Dívidas dos países entre as prioridades do Banco Africano de Desenvolvimento

O Banco Africano de Desenvolvimento (AFDB) está determinado em mobilizar recursos para impulsionar a transformação económica, resiliência climática e para enfrentar os desafios impostos pelas dívidas contraídas por países do continente. Quem o diz é o Presidente do Grupo, Akinwumi Adesina.

Na 5ª Reunião de Coordenação Semestral da União Africana (UA) em Nairóbi, Quênia, no domingo, Adesina falou sobre os investimentos significativos do Banco, incluindo o gastos de 44 bilhões de dólares em projectos de infraestruturas regionais e nacionais nos últimos sete anos.

O dirigente esclareceu que o aumento do capital do Banco em 2019 de 93 bilhões  de dólares para 208 bilhões, o mais alto de sua história desde a sua criação em 1964, deu ao Banco o poder financeiro para apoiar “fortemente” à África, a lidar e se recuperar da crise andemia da COVID-19.

Na sua explanação, Adesina afirmou que o Banco criou uma linha financeira de até 10 bilhões  de dólares, destinados a apoiar os governos e o sector privado a enfrentar os impactos da COVID-19.

A reunião contou com a presença de nove chefes de Estados e de Governos, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed.

Estiveram também presentes os chefes de organizações pan-africanas e comunidades económicas regionais e representantes de agências internacionais. A reunião decorreu sob o lema “Aceleração da implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA)”.

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version