Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Economia moçambicana cresceu 5% em 2023, impulsionada por indústria, turismo e agricultura

O Governo de Moçambique anunciou que o crescimento económico em 2023 foi de 5%, em comparação com os 4,4% registados em 2022. Esta informação foi revelada durante a 3.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada no dia 13 de Fevereiro de 2024.

Segundo o Governo, referenciado pelo INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, este crescimento foi impulsionado pelos sectores da indústria extractiva, turismo, agricultura, transportes e comunicação, entre outros. Esta evolução positiva é atribuída às políticas e reformas implementadas pelo Governo ao longo do ano.

O desempenho económico de 2023 é visto como parte de uma tendência positiva observada nos últimos quatro anos, com boas perspectivas a médio e longo prazo. O Governo destaca que este crescimento é resultado das medidas de reforma económica em curso, que têm dinamizado as actividades económicas no sector privado e atraído novos investimentos.

Além disso, o Governo reportou uma inflação média de 7,1% em 2023, contra uma previsão inicial de 11,5%. As reservas internacionais líquidas também se destacaram, ficando acima dos 3 meses previstos no Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado (PESOE-2023), alcançando os 4,3 meses para a cobertura das importações de bens e serviços não-factoriais.

No que diz respeito às receitas do Estado, o Governo informou que estas contribuíram com cerca de 70% dos recursos internos em 2023, contra os 64,3% registados no período homólogo. Este facto é visto como uma tendência de sustentabilidade do orçamento a longo prazo, resultado dos esforços do Governo para melhorar a arrecadação.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...