Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

 Eni investe em formação de engenheiros moçambicanos para fortalecer projecto Coral Sul FLNG

O Projecto Coral Sul FLNG, operado pela petrolífera italiana Eni, está investindo na capacitação de engenheiros moçambicanos, como parte de um esforço para promover o desenvolvimento do conteúdo local e nacionalizar as operações. Vinte e quatro engenheiros recém-graduados partiram para a Itália neste mês de Maio para participar de uma formação técnica na Eni Corporate University, como anunciado pela empresa.

Esta iniciativa faz parte de um programa de dois anos, que inclui uma formação de quatro meses na Itália, abrangendo áreas como saúde e segurança, manutenção, serviços técnicos e laboratoriais. Os engenheiros seleccionados passaram por um rigoroso processo de seleção entre 300 candidatos de instituições de ensino superior de Maputo e Pemba, com base em critérios de excelência académica.

Após a formação na Itália, os engenheiros serão preparados para integrar os departamentos de Manutenção, Produção, Laboratório, activos e Integridade de Activos na instalação Coral Sul FLNG, localizada na Bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado. O projecto Coral Sul, o primeiro a desenvolver os vastos recursos de gás descobertos na região, já exportou 58 carregamentos de GNL e 9 de condensado.

Elina Domingos Sambo, uma das engenheiras beneficiadas pelo programa, destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento do país, ressaltando sua responsabilidade e compromisso em contribuir para o crescimento do sector energético de Moçambique.

Com esta segunda edição do programa de formação, a Eni reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do conteúdo local e a capacitação de quadros moçambicanos, fortalecendo a cooperação entre Moçambique e Itália e impulsionando o sector energético do país.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique recebe investimento de $179 milhões dos EUA para energia renovável

Os Estados Unidos da América, por meio da US...

ENH certifica mais empresas para indústria do petróleo e gás

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), através do projecto...

 Demanda por petróleo pode atingir novos recordes em 2024, prevê EIA

A Administração de Informações sobre Energia dos Estados Unidos...

Moçambique e Brasil firmam acordo para impulsionar biocombustíveis e desenvolvimento económico

Durante o Fórum Biodiesel realizado esta semana em São...