Terça-feira, Abril 30, 2024
spot_img

Eswatini de olhos ao parque industrial do país

Em entrevista exclusiva ao Profile, o chefe da diplomacia de Eswatini em Moçambique enfatizou que o estabelecimento de relações comerciais entre as duas partes tem benefícios económicos para os dois países.

“Não somos apenas vizinhos, como também irmãos, por isso acreditamos que não podemos progredir de forma isolada. Neste espaço encontramos potencialidades que podem ser benéficas para os dois povos”, afirmou Dlamini.

Depois da visita a algumas indústrias baseadas no interior do Parque Industrial de Beleluane, o corpo diplomático do reino de Eswatini reconheceu a eficiência do modelo industrial do Moz Parks e a sua importância no fortalecimento de cadeias de valor, produção e produtividade.

Onório Boane, director geral do Moz Parks, referiu que a visita serviu para a avaliação de potencialidades mútuas e estabelecimento de uma cooperação comercial entre os dois países.

“Eswatini tem estado a importar cabos e tubos de aço de outros países, sendo bens que são manufacturados aqui no Parque Industrial de Beleluane, então queremos encurtar essa distância e trazer vantagens comerciais para os dois países”, comentou.

O projecto Moz Parks tem estado a expandir-se pelo país, com o estabelecimento de parques industriais alinhados a mega-projectos. A maioria destas infraestruturas é do sector mineiro como é o caso do Parque industrial de Topuito em Nampula, que está ancorado à Kanmare, entre outros parques que estão a ser construídos na província de Cabo Delgado e Tete.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

MozParks: Investir em Moçambique é investir no futuro da juventude

Desde 2018, a MozParks tem liderado esforços para abordar...