Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Exportações do gás natural atingiram 1,7 mil milhões de dólares em 2023

As exportações de gás natural por Moçambique atingiram, em 2023, 1,7 bilhão de dólares, triplicando o valor do ano anterior. Esses dados, revelados no relatório estatístico do Banco de Moçambique (BdM), destacam um aumento significativo de 218% em comparação com 2022, quando as exportações chegaram a 541,6 milhões de dólares.

O crescimento foi impulsionado pelo início das operações na Área 4, liderada pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), uma joint venture composta pela ExxonMobil, Eni e CNPC (China), detentora de 70% de interesse participativo no contrato de concessão.

A perspectiva de um segundo projecto de plataforma flutuante, Coral Norte, pela Eni, ressalta o compromisso contínuo com o desenvolvimento do sector. Este projecto, estimado em sete bilhões de dólares, está em fase de negociação com o Governo e poderá iniciar a produção já no segundo semestre de 2027. Prevê-se que a Coral Norte, localizada a 10 quilómetros ao Norte da Coral Sul, traga um impulso adicional para a economia moçambicana, capitalizando as vastas reservas da bacia do Rovuma.

O crescimento explosivo das exportações de gás natural posiciona Moçambique como um importante player no mercado global de energia, destacando o potencial significativo do país para o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico contínuo.

Entrevistas Relacionadas

Subestações da linha eléctrica Temane-Maputo em teste a partir de Maio

Os testes de fiabilidade dos equipamentos instalados nas três...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

ExxonMobil analisa datas para anúncio do projecto de gás em Moçambique

A ExxonMobil pretende anunciar a Decisão Final de Investimento...