Sábado, Julho 27, 2024
spot_img

 ExxonMobil vê decisão final de investimento do projecto Rovuma GNL em 2025

“Depende muito da situação de segurança, que tem sido muito bem administrada”, disse Peter Clarke, vice-presidente sénior de “Upstream Oil and Gas”, numa conferência em Vancouver na terça-feira.

“O governo moçambicano está a fazer um bom trabalho e esperamos ver notícias mais positivas a esse respeito ao longo do final do ano”, enfatizou o dirigente.

Esta é a primeira vez que a ExxonMobil estabelece um cronograma claro para o projecto paralisado em 2020, na sequência do recrudescimento da insurgência na província de Cabo Delgado.

Uma aprovação até 2025 colocaria o projecto no caminho certo para começar até o final da década. Originalmente concebida como uma planta para produzir 15,2 milhões de toneladas por ano, a ExxonMobil, agora, prevê que o empreendimento vai dar até 18 milhões de toneladas.

A firma pretende dobrar seu portfólio de GNL, que actualmente é de 24 milhões de toneladas por ano globalmente, até 2030, por meio de novos projectos, joint ventures ou acordos de compra de terceiros, disse Clarke.

Clarke disse que o principal objectivo estaria “olhando selectivamente” para outros projectos de GNL dos Estados Unidos da América, para uma possível expansão de seu portfólio de fornecimento do recurso energético.

Entrevistas Relacionadas

Concorrência desleal: CTA reage ao regulamento de obras públicas

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) expressou...

Joaquim Henriques Ou-chim assume a liderança da EDM

O Governo de Moçambique anunciou, na Terça-feira, 23 de...

Augusta Maita é nova Directora-Executiva do Millennium Challenge Account-Moçambique

A nomeação de Augusta Maita foi formalizada durante a...

FMI: Nada norteia atribuições de isenções fiscais em Moçambique

Alexis Meyer-Cirkel está de saída de Moçambique, onde esteve...