A petrolífera norte-americana Exxon adiou pelo terceiro ano consecutivo a Decisão Final de Investimento sobre o projeto de exploração de gás natural em Moçambique, colocando em dúvida o investimento de 30 mil milhões de dólares.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, que cita o vice-presidente sénior da empresa, Neil Chapman, durante uma conversa com analistas, não há previsão de quando será tomada a decisão de investimento sobre a central de gás natural na bacia de Rovuma, uma vez que a petrolífera precisa de garantir o fornecimento de energia da central vizinha, operada pela francesa Total.

A Exxon também precisa de avaliar as condições gerais do mercado, disse o responsável, sem explicar ao que se referia, especificamente. Ainda assim, a falta de indicação sobre o prazo para a decisão pode indicar que o projeto está em risco de deixar a lista de investimentos prioritários da empresa norte-americana, noticiou a Bloomberg.

O Governo de Moçambique está a contar com o investimento da petrolífera norte-americana para começar a exportar gás natural liquefeito para equilibrar as finanças públicas e financiar o desenvolvimento económico.

Relacionado  Moçambique posiciona-se como actor chave do GNL na África Austral

A Exxon lidera o consórcio, incluindo a Eni, a China National Petroleum, a Kogas, a Portuguesa Galp e a National Hydrocarbons Company, e tem contratos de venda de gás assinados com clientes estrangeiros desde 2018. Em 2019, recebeu ‘luz verde’ do Governo moçambicano.

O analista da Bloomberg Intelligence, citado no artigo, disse que a aprovação do projeto Rovuma LNG está altamente dependente da redução de custos, da situação de segurança e de um potencial acordo de partilha de recursos com a Total, e se está ou não na lista de projetos de alta prioridade para a empresa.

Para mais detalhes: https://clubofmozambique.com/news/mozambique-exxonmobil-again-postpones-final-decision-on-rovuma-lng-185917/  

Fonte: https://clubofmozambique.com 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui