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Fresh and Green quer revolucionar produção de hortícolas

Análise de Mercado

Sem solo e sem causar danos ambientais, a Fresh and Green produz hortícolas da mais elevada qualidade. A técnica responsável por esse resultado é conhecida por hidroponia.

Considerada a agricultura do futuro, ela consiste em prover as plantas com uma solução nutritiva balanceada durante um processo em que as raízes ficam na água.

A Fresh and Green é a primeira empresa moçambicana a praticar hidroponia chegando a fornecer alguns supermercados, restaurantes e hotéis de Maputo.

Recentemente, o Presidente da República visitou as instalações da empresa, em Chiango, e congratulou a iniciativa. Em conversa, o director da Fresh and Green explicou que se pretende aumentar o espaço de produção e processar as hortícolas de modo a terem marca e embalagem próprias.

Nesse contexto, a empresa submeteu uma proposta ao Projecto Sustenta para solicitar financiamento e aumentar a área actual de 1.400 m² para 5.000 m² de estufas e todo sistema automático de empacotamento.

Com os olhos virados também para a redução de importação de hortícolas, a Fresh and Green quer suprir o mercado nacional oferecendo produtos de qualidade e diferenciados. Entretanto, se a mecanização da agricultura tradicional ainda não é conhecida nem dominada pela maioria, a inovação da hidroponia é menos ainda.

Ciente disso, a Fresh and Green mantém no prédio Jat uma bancada de produtos, onde um funcionário da empresa trata de explicar como são produzidos bem como as vantagens desse processo, desde a sustentabilidade ambiental até o sabor rico e distinto.

A Fresh and Green acredita que a falta de programas de educação que ensinem conceitos fundamentais como o da balança comercial está por de trás da fraca valorização de produtos locais. Em geral, a maioria das pessoas não compreende o impacto económico de comprar o que vem de fora, em vez do que é produzido localmente.

O FUTURO DO MERCADO DE HORTÍCOLAS ESPECIAIS

Foto: Fresh and Green

Apesar de poder produzir 16 mil alfaces, a empresa mete no mercado apenas 30%. Mas a estrutura necessária já está a ser montada para alavancar essa capacidade.

A Fresh and Green trabalha em parceria com a Hidromoz, uma empresa focada na distribuição de sistemas hidropônicos e forma técnicos em hidroponia.

Embora se pretenda alcançar um mercado maior, não há planos de abastecer mercados grossistas, como o do Zimpeto. Tal como esclareceu a Fresh and Green, “produzimos produtos especiais para clientes especiais”.

No entanto, se pretende colocar nas prateleiras dos supermercados produtos com a marca da empresa. De facto, em breve as hortícolas da Fresh and Green ganhará embalagem própria. O processo está a semanas de ficar pronto. Com este passo, espera-se reduzir as importações da África do Sul.

A variedade, limpeza e a qualidade tornam os produtos da Fresh and Green únicos e desejáveis para um público cada vez maior. Com 6 colaboradores moçambicanos, a Fresh and Green produz num ciclo de 45 a 50 dias.

No âmbito de suas acções sociais, a empresa faz entregares regulares de seus produtos ao lar Nossa dos Desamparados, onde vivem cerca de 90 idosos e à Casa Mateus 25, orfanato que acolhe crianças da rua. As duas instituições estão na cidade de Maputo.

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