Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

FUNAE investe na construção de 19 mini-redes com capacidade de 100 a 200 megawatts

O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) anunciou um investimento para a construção de 19 mini-redes de geração de electricidade em Moçambique. Essas mini-redes terão capacidade variando entre 100 a 200 megawatts (MW) e visam melhorar a cobertura do fornecimento, especialmente em áreas remotas do país.

Segundo Arcádia Nhantumbo, directora da Divisão de electricidade no FUNAE, este projecto beneficiará cerca de 7 mil famílias e faz parte do programa nacional de acesso universal à energia até 2030. “Estamos agora com 19 mini-redes em obras e contamos iniciar a construção de outras para atingir a meta do Governo de electrificar todas as sedes dos postos administrativos. As zonas rurais constituem locais de maior prioridade, por serem pontos onde se notam grandes dificuldades de acesso à corrente eléctrica”, explicou Nhantumbo.

O FUNAE também está a criar uma via de financiamento que contribuirá para o aumento do acesso à electricidade através de sistemas solares domésticos. Este investimento é parte de um esforço maior para impulsionar o acesso à energia em áreas rurais e contribuir para a meta nacional de acesso universal à energia até 2030.

Durante a 3.ª edição da Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique 2023 (RenMoz 2023), a presidente do Conselho de Administração do FUNAE, Manuela Rebelo, revelou que nos últimos dez anos, o FUNAE investiu cerca de 87,7 milhões de euros (6 mil milhões de meticais) em projectos de energia fora da rede. “O compromisso do Executivo no sector aumentou 12% e o financiamento dos parceiros já atingiu mais de 132 milhões de euros”, informou Rebelo.

Com a população rural de Moçambique ainda predominantemente sem acesso à electricidade, com uma taxa de acesso de apenas 51,4%, o sector de energia no país está focado em alcançar a meta universal de acesso à energia até 2030 e promover a transição energética justa e a energia renovável no meio rural.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique busca parcerias privadas para expansão da rede energética

O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) enfatizou a necessidade...

Moçambique registou um crescimento de 14% na produção de energia

A produção de electricidade através de parques solares em...

EDM revela crescimento de 9% na exportação de energia em 2023 para países vizinhos

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) divulgou que...

A transição energética representa uma grande oportunidade para Moçambique

Falando na Conferência de Energia e Mineração de Moçambique...