google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

FUNAE investe na construção de 19 mini-redes com capacidade de 100 a 200 megawatts

O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) anunciou um investimento para a construção de 19 mini-redes de geração de electricidade em Moçambique. Essas mini-redes terão capacidade variando entre 100 a 200 megawatts (MW) e visam melhorar a cobertura do fornecimento, especialmente em áreas remotas do país.

Segundo Arcádia Nhantumbo, directora da Divisão de electricidade no FUNAE, este projecto beneficiará cerca de 7 mil famílias e faz parte do programa nacional de acesso universal à energia até 2030. “Estamos agora com 19 mini-redes em obras e contamos iniciar a construção de outras para atingir a meta do Governo de electrificar todas as sedes dos postos administrativos. As zonas rurais constituem locais de maior prioridade, por serem pontos onde se notam grandes dificuldades de acesso à corrente eléctrica”, explicou Nhantumbo.

O FUNAE também está a criar uma via de financiamento que contribuirá para o aumento do acesso à electricidade através de sistemas solares domésticos. Este investimento é parte de um esforço maior para impulsionar o acesso à energia em áreas rurais e contribuir para a meta nacional de acesso universal à energia até 2030.

Durante a 3.ª edição da Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique 2023 (RenMoz 2023), a presidente do Conselho de Administração do FUNAE, Manuela Rebelo, revelou que nos últimos dez anos, o FUNAE investiu cerca de 87,7 milhões de euros (6 mil milhões de meticais) em projectos de energia fora da rede. “O compromisso do Executivo no sector aumentou 12% e o financiamento dos parceiros já atingiu mais de 132 milhões de euros”, informou Rebelo.

Com a população rural de Moçambique ainda predominantemente sem acesso à electricidade, com uma taxa de acesso de apenas 51,4%, o sector de energia no país está focado em alcançar a meta universal de acesso à energia até 2030 e promover a transição energética justa e a energia renovável no meio rural.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Moçambique beneficia de apoio de 43,6 milhões de dólares para reforço da energia verde

AfDB financia nova linha de transporte para escoar...

HCB Prepara expansão da capacidade de produção energética

Empresa Anuncia Estudos Técnicos para Responder à Crescente...

Conferência Internacional destaca modernização da HCB como alicerce para consolidar Moçambique como centro energético regional

Destaques Presidente da República aponta modernização da HCB como...