Sábado, Junho 14, 2025
spot_img

Fundo catalítico de inovação investirá 15 milhões de dólares em 100 PME,s em Moçambique

O Fundo Catalítico de Inovação e Demonstração (FCID) anunciou um investimento de 948 milhões de meticais (equivalente a 15 milhões de dólares) para fortalecer aproximadamente 100 Pequenas e Médias Empresas (PME) em Moçambique, com foco em promover o desenvolvimento e a competitividade empresarial nas províncias de Tete, Nampula e Cabo Delgado.

Durante um evento em Tete, realizado no dia 29, a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ) assinou os primeiros 15 contratos de subsídio com PME, integrando-as ao projecto “Connecta Negócios”, uma plataforma destinada a conectar empresas locais a megaprojectos. O governador de Tete, Domingos Viola, destacou a importância de fortalecer o conteúdo local, afirmando que muitas PME têm dificuldades para competir em licitações de grandes empreendimentos.

Viola ressaltou que o sector privado é fundamental para a economia de Moçambique, contribuindo para a geração de empregos e ampliação da base tributária. O Director-Geral da AdZ, Roberto Albino, explicou que o subsídio cobrirá até 70% do investimento de cada empresa, variando de 3,1 a 25,2 milhões de meticais, dependendo do porte da empresa. Albino ainda enfatizou que os fundos são concedidos sem a necessidade de reembolso, aliviando a pressão sobre as PME.

A iniciativa representa um passo significativo para capacitar as PME em Moçambique, permitindo-lhes participar activamente de grandes projectos e fortalecer a economia local.

Noticias Relacionadas

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...

Banco Central: Custo de vida poderá baixar, economia deve crescer

O Banco de Moçambique (BM) diz que a medida...

Grupo chinês anuncia instalação de fábrica de aço no norte do país

O norte de Moçambique poderá, a curto prazo, acolher...

Estado vai mobilizar 97% do valor necessário para cobrir o défice orçamental de 2025

A Ministra das Finanças, Carla Loveira, desdramatiza o défice...