Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

Galp investiu 25 milhões de dólares no gás de cozinha em Moçambique

A Galp investiu nos últimos três anos cerca de 25 milhões de dólares (1,5 mil milhões de meticais) no negócio do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), mais conhecido como gás de cozinha. Esse investimento foi aplicado principalmente na construção de uma unidade de recepção e armazenagem de GPL com capacidade de seis mil metros cúbicos, e na montagem de uma nova unidade automática de enchimento com capacidade para 1200 botijas por hora.

Segundo o director-executivo da Galp Energy, Paulo Varela, esses investimentos ampliaram o horizonte da distribuição de gás em Moçambique e permitiram o transporte de mais de dois milhões de garrafas de GPL no ano passado. Varela destacou que a Galp dispõe actualmente de 700 mil garrafas de gás no mercado, tendo aumentado esse número em 150 mil nos últimos três anos. Com uma quota de mercado estimada em dois terços, a Galp é responsável pela venda de duas em cada três garrafas de gás no país.

O director salientou que apesar do aumento do preço do petróleo, o GPL ainda é mais barato do que outras fontes alternativas, como o carvão. Ele também mencionou a construção da primeira refinaria de processamento de GPL no país, com capacidade para produzir cerca de 30 mil toneladas por ano para o consumo doméstico, como um desenvolvimento positivo para o sector. Além disso, destacou o Programa Nacional de Massificação do uso do GPL em curso desde 2022, que já beneficiou cerca de 30 mil famílias em oito províncias de Moçambique, substituindo importações na ordem dos 60% a 70%.

A adopção do GPL como fonte de energia primária é particularmente importante em um país onde 90% da população ainda utiliza a biomassa como fonte primária de energia. A Galp tem consolidado sua presença a nível nacional, em todas as capitais provinciais, e em todas as zonas de consumo, ao longo das últimas três décadas, o que contribuiu significativamente para sua liderança no mercado de gás de cozinha em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...

ExxonMobil está a mobilizar financiamento para Projecto da área 4

O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou que a...

Segunda plataforma FLNG da Eni em Moçambique apresenta baixo impacto ambiental

Um estudo de avaliação de impacto ambiental (EIA) realizado...