Mais oportunidades para jovens

No país, há alguns programas destinados a apoiar técnico e financeiramente aos jovens, como o “Agora Emprega”, financiado pelo Banco Mundial e o Fundo de Apoio de Iniciativas Juvenis (FAIJ). Petersburgo refere que estes mecanismos estão a contribuir, sobremaneira, para estimular as iniciativas dos jovens.

Ainda assim, o dirigente entende que estas oportunidades devem continuar a ser replicadas pelo resto do país e até são necessárias mais outras para que a abrangência seja significativa.

Falando especificamente da conferência, Petersburgo afirmou que a iniciativa é importante na medida em que ela consegue juntar o Governo, jovens e as empresas. Para o responsável da Secretaria de Estado Para Juventude e Emprego ((SEJE), este encontro serve para cada das entidades revelar as suas acções e desafios.

“É um momento para dar a conhecer aos jovens e às empresas onde e quando o Governo faz  as suas intervenções”, frisou Petersburgo.

Recentemente, o Governo anunciou que o sector público poderá não contratar nos próximos três anos, alegadamente pela pressão, em parte, criada pela implementação da Tabela Salarial Única (TSU).

Relacionado  Banco Mundial distingue Moçambique como promotor de políticas inclusivas na educação

Questionado sobre que forma o Governo aliviaria o peso dos jovens, que ficarão sem oportunidade de poder ingressar ao Aparelho do Estado, Petersburgo sublinhou que esta medida ainda não é definitiva e assegurou que, a uma dada altura, serão feitas as contratações no sector público.

Sobre a introdução do sistema modular no ensino técnico-profissional, Mety Gondola, Secretário geral do Ensino Técnico Profissional, disse que o currículo está a decorrer a um ritmo satisfatório, apesar de algumas limitações relacionadas com a capacitação dos formadores, cuja psico-pedagogia deve enquadrar-se ao novo móbil de ensino.

A Generation Ready é uma plataforma que reúne empresas do sector privado, o governo, instituições de ensino e jovens, com o objectivo de discutir estretégias sustentáveis para adaptar os recém-formados aos desafios do mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui