Domingo, Maio 12, 2024
spot_img

Gestão eficiente de recursos minerais garante economia sólida

O governante teceu as considerações, na quinta-feira, na abertura da 5ª edição da Feira de Gemas de Nampula, (FAGENA), um evento que conta com a participação de 35 expositores, incluindo grandes empresas, pequenos operadores e outras entidades envolvidas na investigação, provenientes de várias regiões do país.

“Actualmente regista-se um crescimento da actividade geológico-mineira, associado ao alargamento das pesquisas geológicas que têm culminado com a descoberta de novas ocorrências minerais. O quadro legal do sector tem permitido atrair investimentos na área de pesquisa, produção e exportação dos nossos recursos, colocando o nosso país no mapa mundial”, apontou .

Segundo Neto, a feira vai permitir a partilha de produtos e conhecimentos, facilitando uma melhor reflexão sobre o actual estágio tendo em perspectiva o desafio de assegurar o incremento do processamento no país.

“Nesta perspectiva, gostaríamos de reconhecer o papel do ensino e investigação nesta área. O incremento e diversificação da formação em geologia, engenharia de minas e áreas ligadas às geociências é sinal inequívoco da preocupação do governo em melhorar o nível de conhecimento sobre a ocorrência de minerais no país”, afirmou.

Neto considera que a FAGENA pode ser uma principal montra de metais preciosos, semipreciosos e gemas extraídos e comercializados em Moçambique, onde a província de Nampula, pela sua localização geográfica, destaca-se a nível nacional, como centro de comercialização, mas também, um pólo de reflexão sobre boas práticas e ganhos para os investidores e para o país.

A FAGENA, que encerra amanhã, será marcada por um desfile de jóias e inclui uma exposição de minérios, encontros de negócios, debates entre investigadores e especialistas da área de modo a promover oportunidades de negócios.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Vulcan Minerals pretende explorar cerca de 52 milhões de toneladas de carvão por ano 

A Vulcan Minerals, uma mineradora que actualmente explora carvão...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Ding Sheng Minerals, SA, aposta na contratação de jovens de Gaza

A empresa chinesa Ding Sheng Minerals, SA, que explora...