Wednesday, April 22, 2026
spot_img

Governo aprova termos do Contrato de Concessão de Pesquisa e Produção de Petróleo para a Área Offshore Angoche A6-C

O Governo aprovou os termos do Contrato de Concessão de Pesquisa e Produção de Petróleo (CCPP) para a área Offshore Angoche A6-C, envolvendo a ENI Mozambico SpA e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P. (ENH, E.P.) como concessionárias.

A aprovação dos termos do CCPP para a Área A6-C, com 40% adjudicado à ENH e 60% à ENI Mozambico, sinaliza a vitalidade da pesquisa de hidrocarbonetos em Moçambique. Este desenvolvimento ocorre em um momento em que os debates sobre a transição energética e a importância do gás natural como combustível de transição estão se intensificando.

A pesquisa na Área A6-C contribuirá para o aumento do conhecimento geológico nacional da região de Angoche e poderá levar à descoberta de novos jazigos de petróleo e gás natural, ampliando assim as reservas nacionais.

A aprovação pelo Conselho de Ministros dos termos deste contrato, que posteriormente será revisado pelo Tribunal Administrativo, marca o fim de um extenso processo de clarificação e o início de uma nova fase de atividades de pesquisa na área offshore de Angoche.

É importante destacar que, em março, também foram aprovados os contratos para as áreas A6-D, A6-E e A6-G na região de Angoche, e as áreas S6-A e S6-B na região do Save. No total, seis contratos de concessão para pesquisa e produção de hidrocarbonetos (CCPP) foram aprovados este ano, todos para as partes offshore das Bacias Sedimentares de Rovuma e Moçambique.

Noticias Relacionadas

Área 4: GNL moçambicano chega a Singapura

Um novo carregamento de Gás Natural Liquefeito proveniente da...

ENH assina acordo com EDM, CFM e HCB para fornecimento de gás ao mercado doméstico

A ENH, EDM, CFM e HCB unem forças para...

INP reforça capacidade regulatória com apoio da Noruega numa nova fase de cooperação no sector de gás e petróleo

Programa Energy for Development substitui modelo anterior centrado no...

Empresas moçambicanas perdem contratos no Sector do Gás por falta de certificação e preparação, alerta Câmara de Energia

As empresas moçambicanas estão a perder oportunidades no sector...