Quarta-feira, Julho 9, 2025
spot_img

Governo aprova termos do Contrato de Concessão de Pesquisa e Produção de Petróleo para a Área Offshore Angoche A6-C

O Governo aprovou os termos do Contrato de Concessão de Pesquisa e Produção de Petróleo (CCPP) para a área Offshore Angoche A6-C, envolvendo a ENI Mozambico SpA e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P. (ENH, E.P.) como concessionárias.

A aprovação dos termos do CCPP para a Área A6-C, com 40% adjudicado à ENH e 60% à ENI Mozambico, sinaliza a vitalidade da pesquisa de hidrocarbonetos em Moçambique. Este desenvolvimento ocorre em um momento em que os debates sobre a transição energética e a importância do gás natural como combustível de transição estão se intensificando.

A pesquisa na Área A6-C contribuirá para o aumento do conhecimento geológico nacional da região de Angoche e poderá levar à descoberta de novos jazigos de petróleo e gás natural, ampliando assim as reservas nacionais.

A aprovação pelo Conselho de Ministros dos termos deste contrato, que posteriormente será revisado pelo Tribunal Administrativo, marca o fim de um extenso processo de clarificação e o início de uma nova fase de atividades de pesquisa na área offshore de Angoche.

É importante destacar que, em março, também foram aprovados os contratos para as áreas A6-D, A6-E e A6-G na região de Angoche, e as áreas S6-A e S6-B na região do Save. No total, seis contratos de concessão para pesquisa e produção de hidrocarbonetos (CCPP) foram aprovados este ano, todos para as partes offshore das Bacias Sedimentares de Rovuma e Moçambique.

Noticias Relacionadas

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...