google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Governo e Total satisfeitos com avanços no projecto de gás

Filipe Nyusi, e o líder da petrolífera francesa Total, Patrick Pouyanné, congratularam-se hoje com os avanços no projecto de exploração de gás natural em construção no norte do país, anunciou a Presidência da República.

“As duas partes debruçaram-se sobre a evolução do projecto e congratularam-se com os progressos”, refere nota da presidência, após uma audiência concedida, recentemente, em Maputo, pelo chefe de Estado a uma delegação da Total.

“A liderança da Total reafirmou o seu pleno empenho em continuar a executar o projecto em conformidade com o programa e as metas previstas”, ou seja, início de exploração da Área 1 da bacia do Rovuma, ao largo da província de Cabo Delgado, em 2024.

A 24 de Agosto, a Total anunciou uma revisão do memorando de entendimento com o Governo moçambicano para operacionalização de uma força conjunta para a segurança do projecto, com apoio logístico do consórcio petrolífero da Área 1.

Em esclarecimentos à Lusa, a petrolífera francesa referiu que “a revisão do memorando de segurança reflecte o aumento das actividades na fase de construção e a mobilização de uma maior força de trabalho”.

Filipe Nyusi e o líder da Total manifestaram num encontro recente, o desejo de “criar um mecanismo de articulação regular de alto nível”, para “manter uma comunicação fluída, de modo a viabilizar a implementação bem-sucedida do projecto”.

Noticias Relacionadas

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...