Friday, October 16, 2026
spot_img

Governo garante recursos para activação do Fundo de Garantia Mutuária

O Ministro da Economia, Basílio Muhate, anunciou durante o Economic Briefing que os recursos do Fundo de Garantia Mutuária já estão disponíveis, com a finalização dos trabalhos técnicos sendo o último passo para a sua operacionalização.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo sector empresarial, que vê no Fundo de Garantia Mutuária uma oportunidade crucial, uma vez que o fundo permitirá a partilha de risco entre as instituições bancárias e as Pequenas e Médias Empresas (PME’s). Este instrumento é especialmente importante, considerando a necessidade dos bancos de garantias sólidas para assegurar o reembolso dos créditos.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) tem reiterado a urgência na implementação do fundo, destacando a importância do apoio às empresas afetadas pelas manifestações pós-eleitorais, como parte do processo de recuperação do sector empresarial.


No seu discurso de abertura do Economic Briefing, Basílio Muhate destacou a atenção do Governo à situação pós-eleitoral e o trabalho contínuo com o setor privado para encontrar soluções rápidas e eficazes.

“O nosso Governo está totalmente comprometido em criar um ambiente propício para as Micro, Pequenas e Médias Empresas, implementando políticas e mecanismos que facilitem o acesso ao crédito, reduzam a burocracia no processo de constituição e formalização e incentivem a digitalização dos negócios”, afirmou Basílio Muhate.

Essa declaração reflete a determinação do Governo em apoiar o sector empresarial, particularmente as PME’s, como pilar fundamental para a recuperação económica do país.

Noticias Relacionadas

FMO alerta para pressão da dívida sobre investimento público em 2027

O Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO) defende que...

Pagamento antecipado ao FMI reduz em 82% serviço da dívida externa

O serviço da dívida externa de Moçambique caiu 82,1%...

Moçambique regista uma queda mensal de preços de 0,28% em Agosto

Inflação dá sinal de alívio em Agosto com queda...

Salários e dívida poderão absorver 96% da receita fiscal em 2027

O cenário macroeconómico para 2027 aponta para uma forte...