Home Notícias Economia Governo prioriza reforma do sector empresarial do Estado

Governo prioriza reforma do sector empresarial do Estado

O governo considera a reforma do sector empresarial do Estado, uma prioridade, face às actuais oportunidades que o mundo de negócios oferece. O ministro da Economia e Finanças entende que várias empresas estatais dispõem de potencial, que devidamente aproveitado, pode contribuir para alavancar a economia nacional.

“Decidimos incluir a reforma sectorial do Estado como uma prioridade, por constatar que parte destas empresas têm o potencial para a promoção do desenvolvimento e o bem dos moçambicanos”, sublinhou Max Tonela.

O desejo do Executivo, a efectivar-se, pode tornar as empresas do Estado competitivas e robustas, além de salvar algumas, que mesmo apesentando um enorme potencial, mostram sinais de resvalarem à falência.

Aliás, algumas das empresas públicas têm sido classificadas como estando com contas no vermelho, obrigando o Executivo a arquitectar reformas urgentes, como a fusão entre certas companhias, bem como confiar a sua gestão a privados, tal como aconteceu com as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), agora, nas mãos da suk-africana Fly Modern Ark.

Tonela falava na Quinta-feira, em Maputo, no lançamento da CFM logistics, um braço empresarial da empresas Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, concebida para responder aos desafios da indústria de hidrocarbonetos.

Max Tonela recomenda aos gestores da CFM Logistics a operar no mercado nacional, obedecendo os padrões internacionais.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração dos CFM, Agostinho Langa, avançou que a CFM Logistcs poderá maximizar os ganhos da indústria de petróleo e gás no país. (RM)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version