Sexta-feira, Março 29, 2024
spot_img

Governo reitera aposta no desenvolvimento de energias renováveis

A contínua aposta no desenvolvimento de energias renováveis em Moçambique figura no topo das prioridades do Executivo moçambicano. A garantia foi dada, esta terça-feira, pela directora Nacional-Adjunta de Energia no Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Marcelina Mataveia, durante a conferência sobre energias renováveis em Moçambique.

“O Governo de Moçambique está comprometido com o desenvolvimento das energias renováveis”, assinalou Mataveia para quem a orientação para o auto-consumo constituiu mais-valia para o país, estando já prevista na lei da electricidade em revisão.

Sob o tema, “Energias Renováveis para Auto-Consumo em Moçambique”, a conferência, que decorreu no formato virtual, debruçou-se sobre o potencial do mercado de energia de auto-consumo em Moçambique, com destaque do sector comercial e industrial e a caracterização da procura no mercado.

Na ocasião, o embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, destacou que as soluções de auto-consumo são de capital importância para “o crescimento económico e a criação de emprego e de actividades geradoras de renda para o desenvolvimento sustentável.”

Antonio Gaspar disse, igualmente, que a União Europeia está a preparar um novo instrumento de financiamento para investimento em energias renováveis – a plataforma nacional específica do programa ElectriFI para Moçambique.

O GET.invest é um programa europeu que mobiliza investimentos a projectos descentralizados de energias renováveis, apoiado pela União Europeia, Alemanha, Suécia, Países Baixos e Áustria.

Com o apoio adicional da União Europeia e da Alemanha, o GET.invest tem vindo a operar, desde 2019, uma country window em Moçambique, o que permite focar-se especificamente no sector energético moçambicano, como parte do PROMOVE Energia – uma estratégia abrangente para apoiar o acesso à energia sustentável e acessível nas zonas rurais.

Na sessão de abertura, Thierry Kühn, chefe de Cooperação na Embaixada Alemã em Moçambique, anotou que o evento representa “um importante marco no alcance das metas nacionais de acesso à energia sustentável para todos até 2030 (…) e um contributo para os objectivos climáticos, tal como foi referido pelo Primeiro-Ministro durante a sua intervenção na conferência das Nações Unidas em Glasgow”.

O evento foi organizado pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis de Moçambique (AMER), no quadro do programa Europeu GET.invest em Moçambique.

A ALER é uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção das energias renováveis nos países lusófonos, sobretudo nos países africanos de língua portuguesa.

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

FUNAE investe na construção de 19 mini-redes com capacidade de 100 a 200 megawatts

O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) anunciou um investimento...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...

EDM registou prejuízos de 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas

A Electricidade de Moçambique (EDM) revelou recentemente que, em...

EDM regista danos de 10 milhões de meticais em Inhambane após a passagem da Tempestade

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) reporta um...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

CTA pede revisão das medidas do Banco de Moçambique sobre importação de combustíveis

A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique está a pressionar o Banco de Moçambique (BdM) a reconsiderar a retirada da comparticipação de 50%...

Cláudia Manjate: “As histórias por detrás de uma Marca moldam as preferências do consumidor”

À conversa com o Profile, Cláudia Manjate, Directora de...

ONU mobiliza cerca de 12,6 mil milhões de meticais para assistência humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a mobilizar...

Semana de lançamento oficial do programa Mangwana — 02 de Abril de 2024

No dia 2 de abril de 2024, no Instituto...

Moçambique intensifica o combate ao branqueamento de capitais com programa de formação intensiva

Moçambique está a intensificar os esforços para combater o...

Banco de Moçambique reduz taxa de juro de referência para 15,75%

O Banco de Moçambique (BdM) anunciou a redução da...

CTA e Banco UBA anunciam programa de financiamento de 50 milhões de dólares para MPMEs

A Confederação das Associações Económicas (CTA), em colaboração com...