Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

HCB alcança produção anual de 15,7 milhões de MWh

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou uma conquista notável, ao ultrapassar em 12% a meta anual de produção prevista para 2023, alcançando 15,7 milhões de MWh ainda no final de Novembro. Esta superação representa um aumento de 1,9% em relação ao volume produzido em 2022.

O sucesso é atribuído aos programas contínuos de reforço na operação e manutenção dos equipamentos de geração e transporte energéticos. Em comunicado, a empresa destaca o impacto positivo desse desempenho, resultando em receitas que registaram um notável incremento de 29% em comparação com o mesmo período de 2022. Essa conquista contribuirá significativamente para a consolidação da robustez económica-financeira da HCB.

Até Novembro passado, a HCB canalizou para a economia nacional e para o Estado moçambicano um montante expressivo de cerca de 13,06 mil milhões de meticais. Esse valor inclui impostos, taxa de concessão e dividendos. Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB, destaca que esse aporte financeiro ocorreu num contexto em que a empresa implementou uma nova estrutura orgânica e de recursos humanos, visando preparar-se para os desafios do sector energético nacional e regional.

Financeiramente saudável, a hidroeléctrica planeia continuar investindo na expansão e diversificação do negócio. Projectos futuros incluem a reactivação da Central Norte, com uma capacidade estimada de 1.245 MW, e a implementação de uma central fotovoltaica com até 400 MW. A HCB se posiciona como uma peça fundamental no cenário energético, pronta para enfrentar os desafios e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique propõe abordagem adaptada na transição energética para países em desenvolvimento

Moçambique defende que as metas globais para a redução...

Banco Mundial destina 150 Milhões de dólares para impulsionar o sector energético em Moçambique

O Banco Mundial vai canalizar  150 milhões de dólares...

Niassa: concluídas as obras da mini central hídrica de 400 milhões de meticais

As obras de construção da mini central hídrica de...

Empresa Sul-Coreana garante contrato de 31,1 milhões de dólares para modernizar a rede eléctrica em Moçambique

A sul-coreana Hyosung Heavy Industries garantiu um contrato significativo...