Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

HCB alcança produção anual de 15,7 milhões de MWh

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou uma conquista notável, ao ultrapassar em 12% a meta anual de produção prevista para 2023, alcançando 15,7 milhões de MWh ainda no final de Novembro. Esta superação representa um aumento de 1,9% em relação ao volume produzido em 2022.

O sucesso é atribuído aos programas contínuos de reforço na operação e manutenção dos equipamentos de geração e transporte energéticos. Em comunicado, a empresa destaca o impacto positivo desse desempenho, resultando em receitas que registaram um notável incremento de 29% em comparação com o mesmo período de 2022. Essa conquista contribuirá significativamente para a consolidação da robustez económica-financeira da HCB.

Até Novembro passado, a HCB canalizou para a economia nacional e para o Estado moçambicano um montante expressivo de cerca de 13,06 mil milhões de meticais. Esse valor inclui impostos, taxa de concessão e dividendos. Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB, destaca que esse aporte financeiro ocorreu num contexto em que a empresa implementou uma nova estrutura orgânica e de recursos humanos, visando preparar-se para os desafios do sector energético nacional e regional.

Financeiramente saudável, a hidroeléctrica planeia continuar investindo na expansão e diversificação do negócio. Projectos futuros incluem a reactivação da Central Norte, com uma capacidade estimada de 1.245 MW, e a implementação de uma central fotovoltaica com até 400 MW. A HCB se posiciona como uma peça fundamental no cenário energético, pronta para enfrentar os desafios e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Banco Mundial destaca Moçambique como pilar energético na África Austral

O presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, elogiou...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Grupo Visabeira ganha contratos de 24,5 milhões de dólares

O consórcio formado pelo grupo português Visabeira Infra-estruturas e...