Subscreva a nossa newsletter

Inaugurada Rede Eléctrica de Pa Ntlavene

Análise de Mercado

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) inaugurou nesta segunda-feira (7) a Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Ntlavene, no Distrito de Mabalane, na Província de Gaza. A cerimónia foi dirigida pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. Trata-se de um projecto financiado pelo Governo de Moçambique num montante de 38.079.685,37 Meticais no âmbito do Programa Quinquenal do Governo que prevê electrificar todos os Postos Administrativos até 2024. 

Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente da República disse que a energia eléctrica ocupa o lugar central no contexto dos programas de edificação de infra-estruturas no País, uma vez que tem potencial para acelerar a economia e gerar emprego. É, por isso, expectativa do Governo que a chegada da corrente eléctrica no Posto Administrativo de Ntlavene faça prosperar iniciativas de negócio e empreendedorismo em todas as esferas, gerando mais rendimentos e empregos à toda a população local, particularmente aos jovens. 

Na ocasião, desafiou a EDM a massificar as novas ligações para que toda a população tenha energia nas suas residências, ainda que seja de forma progressiva. Disse ser importante, por outro lado, que todos conheçam o Plano de Electrificação, de modo que se faça a melhor gestão de expectativas, muitas vezes associada ao suposto atraso de ligação da corrente eléctrica. Nyusi instou a população a denunciar casos de ligações clandestinas, vandalização e roubo de materiais que resultem na danificação da capacidade instalada. O PR assegurou que está para breve o início das actividades para a electrificação dos Postos Administrativos de Zinhane, no Distrito de Chigubo; e Mavodze, em Massingir, sendo expectativa do Governo que a população tire vantagens desta energia. Recordou que, em 2021, através de soluções dentro e fora da rede eléctrica, foram electrificados, na Província de Gaza, 06 Postos Administrativos, nomeadamente: Messano e Macuane, no Distrito de Bilene; Mazucane, no Distrito de Chongoene; Changane e Alto Changanine, no Distrito de Chibuto; e Ntlavene, no Distrito de Mabalane, este último inaugurado hoje, 07 de Março. 

O projecto de electrificação da sede de Ntlavene consistiu na construção de 13 km de Rede de Média Tensão à 33 kV, 5 km de Rede de Baixa Tensão e montagem de 3 Postos de Transformação de 100 kVA, totalizando 300 kVA de capacidade instalada. Numa primeira fase, estarão ligados à rede eléctrica 250 novos clientes.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Ambientalista defende mais financiamento às mulheres para um empreendedorismo sustentável

Regina Charumar é ambientalista e professora universitária residente na Cidade de Maputo. Reconhecida nacional e internacionalmente, Charumar destaca-se em...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -