- Anúncio-spot_img

Indicador de Clima Económico: 3 fecha trimestre com mínimo histórico

Análise de Mercado

O Indicador de Clima Económico o terceiro trimestre de 2020 com o valor mais baixo desde que há registo, de 2004 em diante, anunciou o INE.

Indicador de Clima Económico (ICE) terminou o terceiro trimestre de 2020 com o valor mais baixo desde que há registo, de 2004 em diante, recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O Indicador do Clima Económico (ICE) prolongou a tendência decrescente que vem registando desde o primeiro trimestre de 2020, tendo o respectivo saldo atingido o nível mais baixo da respectiva série temporal”, explica o INE no boletim dos Indicadores de Confiança e de Clima Económico relativo a setembro.

Apesar de o documento não fazer referência à covid-19, os dados reflectem o impacto da pandemia.

“A conjuntura desfavorável deveu-se, tal como no segundo trimestre, à deterioração das expectativas de emprego e da procura que vem diminuindo pelo terceiro trimestre consecutivo”, lê-se no boletim. 

Todavia, “ao nível mensal, o indicador mostrou sinais de recuperação entre os meses de agosto e setembro, mas não em magnitude suficiente para inverter o seu sentido” – o ICE fixou-se em 78,1 pontos em setembro, contra 76,6 em agosto e o mínimo histórico foi registado em julho com 74,8. O valor máximo do ICE foi registado em fevereiro de 2015 com 104,1 pontos.

Os indicadores de Confiança e de Clima Económico constituem uma publicação mensal sobre a conjuntura económica, compilada com base num inquérito de conjuntura realizado também todos os meses pelo INE às empresas do sector não financeiro.

FonteLUSA
- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -