google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Junho 17, 2025
spot_img

Indústria extractiva perdeu 100 mil milhões de meticais em 2024

Os mega-projectos e concessões empresariais da indústria extractiva fecharam o ano passado em baixa, com prejuízos financeiros na ordem de 99,9 mil milhões de meticais, segundo o relatório da Conta Geral do Estado.

Esse fracassado desempenho financeiro deveu-se, sobretudo, aos projecto de alumínio, da Mozal, e de carvão mineral, da Vulcan e Minas de Revúbuè. Em conjunto, esses projectos acumularam perdas de 112 milhões de meticais.

Entretanto, os mega-projectos e concessões empresariais contribuíram com 24,9 milhões de meticais para a receita do Estado. Esse saldo não incluiu as taxas de concessão.

Contrariamente ao exercício económico do ano de 2023, os mega*projectos e as concessões empresariais, no exercício económico do ano de 2024, não pagaram dividendos aos seus accionistas, incluindo o Estado moçambicano.

O relatório aponta ainda que, do total das receitas de concessões, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) contribuiu com o equivalente a 49,1%, seguido do Maputo Port Development Company (MPDC) com 25,1%, Corredor do Desenvolvimento do Norte com 7,9%, Movitel com 7,4%, Corredor Logístico Integrado de Nacala-a-velha com 3,3% e REVIMO com 1,5%. (STV/O PAIS)

Noticias Relacionadas

Revisão da Lei da indústria extractiva visa tornar o sector transparente e inclusivo

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale,...

Indústria Extractiva: Mais de 55.5 milhões de Meticais não foram pagos às comunidades

O Governo de Filipe Jacinto Nyusi reportou, na Conta...

MMEC 2025: Moçambique terá um complexo industrial para produção e armazenagem de combustíveis

O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou esta Quarta-feira...

Coral Sul deverá render ao Estado 70 milhões de dólares por ano até 2027

O Governo moçambicano estima arrecadar cerca de 70 milhões...