O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, defendeu durante a abertura da 8ª edição da Conferência e Exposição de Moçambique sobre Mineração, Petróleo, Gás e Energia (MMEC 2022), a transparência na exploração dos recursos naturais visando a promoção do desenvolvimento social e económico do país.

“A exploração deste potencial deve ser feita de forma transparente para que os seus benefícios contribuam, em primeiro lugar, para a elevação da vida dos moçambicanos, hoje e amanhã”, disse Max Tonela.

Para que a extração de recursos naturais seja colocada ao serviço da prosperidade dos moçambicanos, o executivo aposta em estratégias que promovam a industrialização do país e a participação do sector privado nacional na cadeia de valor.

“Queremos que a indústria extrativa seja a força motriz da industrialização nacional, garantindo que os nossos recursos possam ser transformados em produtos de alto valor acrescentado, promovendo mais emprego e dinamizando o mercado interno e as exportações”, sublinhou o ministro da Economia e Finanças.

Max Tonela avançou que o Governo tem tomado várias medidas para a eliminação de barreiras ao investimento, assegurar a transparência e garantir uma maior participação do sector privado nacional e estrangeiro na exploração de recursos energéticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui